Qual a diferença entre Prata 925 e Prata de Lei?
1 de Abril de 2019

A prata sempre foi admirada como um metal nobre na história da humanidade. Quando povos da Antiguidade a descobriram, passaram a usá-la para fazer ornamentos e joias. Enfeites e outros objetos de prata foram encontrados em túmulos reais que datam de até 4000 a.C. E, por volta de 800 a.C., o metal era usado como dinheiro. Mas tanto a prata quanto o ouro, em seu estado puro, são metais extremamente maleáveis e frágeis. Por isso, quando usados na joalheria, para garantir a durabilidade das joias, é sempre necessário misturá-los a uma liga com outros metais. Daí vem os termos prata de lei prata 925 (assim como ouro 750, mas este é o tema de outro post). Será que existe diferença entre elas?

A Prata de Lei – ou Sterling Silver 925 – é a mais valorizada na alta joalheria e indica que a liga do metal é constituída de 92,5 % de prata pura. Este é um padrão que determina o mais elevado grau de pureza para garantir a qualidade das joias fabricadas com ela. O termo Prata de Lei foi estabelecido no século XIII pelo rei de Portugal Dom Afonso II ao decretar uma lei que punia quem fabricasse peças de prata com ligas inferiores a esta, tal padrão internacional vale até hoje. Ou seja, os dois nomes são sinônimos e referem-se à liga mais nobre do mesmo metal valioso.

aneis-burle-marx-prata-de-lei-hstern
Foto: Vogue Brasil para Vogue HStern – anéis de prata de lei

Na alta joalheria, é comum que a Prata 925 se junte a diamantes para formar joias elegantes. Na coleção Burle Marx, da HStern, anéis e brincos ganham formas sofisticadas e a Prata de Lei brinca com texturas: nestes anéis, o acabamento externo é texturizado/escovado enquanto o interno é polido, para garantir maior conforto.

joias-de-prata925-hstern-burle-marx
Anéis de Prata 925 com diamantes, coleção Burle Marx

Na HStern, a prata utilizada nas joias foi batizada de HS Sterling Silver, uma versão exclusiva da Prata de Lei 925. Após estudos e testes, a marca criou uma combinação metálica que se assemelha muito à prata pura, com benefícios adicionais. Elementos usados na formulação da liga secreta a deixam mais resistente à oxidação e aos riscos que ocorrem naturalmente sobre superfícies de metal. Em diversos testes realizados reproduzindo situações que podem oxidar a prata – como exposição ao suor, poluição e luz solar ultravioleta – as joias de prata HS obtiveram melhores resultados do que a prata de lei padrão.

pedras-roladas-hstern-prata
Coleção Pedras Roladas.

Esta ainda é a mais adequada às pessoas com sensibilidade alérgica por contato com metais. A ausência de níquel na liga provoca estatisticamente menos alergias, uma vez que estudos apontam este metal como causa da maior parte das reações. A coleção Pedras Roladas também tem joias desenvolvidas com esta combinação e o resultado é brilho parecido com a prata pura.

Seja em anéis, brincos, pulseiras ou colares, a Prata de Lei é a melhor escolha para quem valoriza joias de verdade. Todas as joias que aparecem nesta matéria podem ser encontradas no site: www.hstern.com.br ou nas lojas físicas espalhadas pelo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *