Seis vestidos com muuuita história
24 de agosto de 2010

São seis vestidos, mas aqui só temos fotos de quatro deles. Todos estão expostos no shopping Iguatemi de São Paulo. Todos foram usados por divas do cinema. E fizeram história. Cinco deles são réplicas, mas ainda assim, vale a pena conferir de perto esses ícones fashion!

Marylin Monroe está para sempre eternizada em um vestido esvoaçante branco, frente única, plissado. Não tem cena de cinema mais emblemática do que essa, de “O Pecado Mora ao Lado“, quando Marylin para sobre o duto de ventilação e se diverte segurando o vestido. A réplica exposta foi feita para que a atriz Mira Sorvino o usasse na cinebiografia “Norma Jean & Marilyn”. Mais tarde, Sarah Jessica Parker usou o mesmo vestido em uma sessão de fotos da revista inglesa “Premiere”, inspirada nos clássicos do cinema. O vestido vaporoso foi desenhado por Bill Travilla.

Vestido usado por Marilyn Monroe no filme "O Pecado Mora ao Lado", em 1955
Vestido usado por Marilyn Monroe no filme "O Pecado Mora ao Lado", em 1955

Vivian Leigh, no papel de Scarlet O’Hara, em “E o Vento Levou“, de 1939, fez bonito com um guarda-roupa repleto de vestidos armados, corselets e chapéus vistosos. Dá para imaginar a rebelde Scarlet no vestido de veludo vinho, com plumas e tule, bordado com gotas e bolinhas de cristal. O design é do figurinista Walter Plunkett, uma autoridade em roupas estilo anos 30. O vestido exposto, réplica, foi criado para o qüinquagésimo aniversário de “E O Vento Levou”, e usado depois por atrizes como Shelley Long e Joan Rivers.

Vivien Leigh em longo aveludado na cor vinho em "E O Vento Levou".
Vivien Leigh em longo aveludado na cor vinho em "E O Vento Levou".

Grace Kelly usou um vestido de princesa em “Ladrão de Casaca“, de 1955. Quem diria que, pouco depois, ela conheceria o príncipe Rainier III, de Mônaco,  e se tornaria de fato uma princesa. No filme, Grace Kelly interpreta uma garota rica e mimada, dona de um guarda-roupa repleto de vestidos longos e sem ombros. O vestido exposto, de lamê dourado, estilo Maria Antonieta, foi desenhado pela figurinista Edith Head, uma fera em roupas para o cinema, com 35 indicações para o Oscar e 8 estatuetas.  

 

O vestido dourado de Grace Kelly, a musa de Alfred Hitchcock, em "Ladrão de Casaca".
O vestido dourado de Grace Kelly, a musa de Alfred Hitchcock, em "Ladrão de Casaca".

 

Rita Hayworth fez história com o filme “Gilda“, onde interpretou uma femme fatale que incendiaria a imaginação dos homens. A cena em que usa um vestido de cetim preto, tomara que caia, com laço lateral e luvas longas pretas é histórica: ela canta “Put the Blame on Mame” e começa um streap tease que não passa das luvas. O vestido foi desenhado pelo estilista francês Jean Louis.

  

O tomara-que-caia preto que vestiu Rita Hayworth em "Gilda".
O tomara-que-caia preto que vestiu Rita Hayworth em "Gilda".

 

Outro vestido exposto, que não tenho fotos pra colocar aqui no blog, é vermelho, longo, com um lacinho na altura do busto. Foi usado por Audrey Hepburn, em “Cinderela em Paris“, e desenhado por Hubert de Givenchy. Ela está com o vestido quando desce as escadas do Louvre, segurando um lenço esvoaçante vermelho e luvas brancas.  

E o último vestido exposto, o único original, foi usado também por Marylin Monroe, em “Os Desajustados“, de 1961. Branco, com estampa de cerejas, na altura do joelho, foi desenhado por Jean Louis.

Todos os vestidos integram a coleção de Gene London, ator e cinéfilo, que conta com mais de 60.000 itens do cinema hollywoodiano e também do cinema francês, incluindo figurinos masculinos. A exposição, organizada pelo canal de TV a cabo TCM, fica em São Paulo até o final do mês.  

E se você quiser rever os filmes, anote aí quando alguns deles irão ao ar, no TCM (www.tcmla.com):

Domingo, 12 de setembro
0h – GILDA (Gilda)

Domingo, 19 de setembro              
0h – E O VENTO LEVOU (Gone with the Wind, 1939)

Domingo, 26 de setembro                  
22h – O PECADO MORA AO LADO (The Seven Year Itch, 1955)

Exposição: “DE HOLLYWOOD PARA A MODA”
Shopping Iguatemi São Paulo – Espaço Fashion – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jd. Paulistano
De 16 a 30 de agosto de 2010, todos os dias, das 10h às 22h. Gratuito.

Por: Roberta Rossetto
Fotos: TCM/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *