Recebemos estes dias uma nova edição da revista Plum, uma publicação de luxury lifestyle de Miami/ Florida, com uma matéria superespecial. A autora Sondra Schneider, uma jornalista especializada em joias, conta de maneira muito leve e descontraída sua experiência ao viver por algum tempo no Rio de Janeiro e conhecer as delícias do estilo de vida carioca, em especial os sabores e efeitos da brasileiríssima caipirinha!
Mas não é só isso, Sondra faz esta simpática introdução para apresentar uma reportagem sobre as joias da H.Stern, que também conheceu no Rio. Entre muitos elogios (eba!), a escritora levanta uma questão bem interessante: a maestria da marca em criar joias com superfícies diferenciadas no cobiçado ouro 18K!
Sandra observou bem. Sua sensibilidade levantou uma questão bem legal para mostrarmos aqui. Talvez você nunca tenha reparado, mas joias feitas com o mesmíssimo metal – ouro amarelo, por exemplo – podem ganhar aspectos ultradiferenciados devido ao acabamento artístico que recebem. E inventar novos acabamentos é com nosso time de criação e artesãos!
A forma mais conhecida e reluzente é, sem dúvidas, o ouro polido, que você pode ver nas peças abaixo:
Outras técnicas bem utilizadas são o acabamento fosco ou escovado, que deixam as joias com um ar mais discreto. O aspecto acetinado quebra um pouco o brilho do metal:
Mas há outros tratamentos, no mínimo, inusitados. Um deles é o ouro martelado. O nome é meio “pesado”, é verdade, mas o aspecto é um luxo. Aí está a pulseira da coleção DVF Icons que não nos deixa mentir:
Outras peças recebem um tratamento texturizado em que verdadeiros desenhos artísticos são criados sobre a superfície do metal, como pequenas ondas ou rugas.
Há ainda o que chamamos de “ouro fresado”, em que a textura fosca ganha delicados “risquinhos” para deixar as peças com um aspecto bem natural, rústico.
E, vez por outra, esses ourives maestros ainda aparecem com alguma criação nova para nos surpreender.
Ah… e tem um detalhe (para nós importantíssimo): todas as peças têm acabamento polido na parte interna, para garantir o máximo conforto a quem as veste. Que bom, né?!
>>> Por Adorojoias