Existe diferença entre Prata 925 e Prata de Lei? E, afinal, a prata é um metal precioso? HStern responde!
14 de dezembro de 2020

É comum ocorrer a dúvida se a prata se encaixa ou não na categoria de metal precioso, já que sua disponibilidade é maior do que o ouro. Mas engana-se quem pensa que a alta joalheria não dá valor à prata. Na Antiguidade, logo que descoberta, a prata foi usada como ornamentos, acessórios, joias e até mesmo dinheiro. Hoje, quando acompanhada de diamantes e um design cuidadoso, este metal dá origem a lindas joias.

Mas, assim como o ouro em seu estado puro, a prata é muito maleável e para ser usada na joalheria, garantindo a forma e a durabilidade das joias, é sempre necessário misturá-la a uma liga com outros metais. Daí vem os nomes que causam certa confusão: prata de lei e prata 925. Existe alguma diferença entre eles? Não, ambos são sinônimos da mesma, e mais nobre, liga usada nas joalherias.  A Prata de Lei – ou Sterling Silver 925 – é a mais valorizada pois  indica que a liga do metal é constituída de 92,5 % de prata pura. Este é um padrão que garante a qualidade das joias fabricadas com ela. O termo Prata de Lei foi estabelecido no século XIII pelo rei de Portugal Dom Afonso II ao decretar uma lei que punia quem fabricasse peças de prata com ligas inferiores a esta, tal padrão internacional vale até hoje.

anel-de-prata-hstern
Anel de Prata 925 com diamantes, coleção Gravity by HStern

Na HStern, após estudos e testes, criou-se uma versão exclusiva da Prata 925: a HS Sterling Silver. Além da pureza 92,5% do metal, existem alguns benefícios adicionais nesta liga HS: alguns elementos usados na formulação da liga secreta a deixam mais resistente à oxidação e aos riscos que ocorrem naturalmente sobre superfícies de metal. Em diversos testes realizados reproduzindo situações que podem oxidar a prata – como exposição ao suor, poluição e luz solar ultravioleta – as joias de prata HS obtiveram melhores resultados do que a prata de lei padrão. Esta ainda é a mais adequada às pessoas com sensibilidade alérgica por contato com metais. A ausência de níquel na liga provoca estatisticamente menos alergias, uma vez que estudos apontam este metal como causa da maior parte das reações.

joias-de-prata-hstern
Joias de Prata de Lei com diamantes, coleção Roberto Burle Marx por HStern

Assista também ao vídeo abaixo para entender mais sobre Prata!

https://www.instagram.com/tv/CIipcbwDXoR/

Estas e outras joias disponíveis no site www.hstern.com.br e nas lojas físicas de todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *