Os incas inspiraram essas joias
28 de junho de 2011

Se você estiver viajando pelo Peru, seja em Lima ou Cusco, dê uma passadinha na H.Stern. É que nas lojas peruanas a joalheria tem uma coleção que você só pode ver ali – e em nenhum outro lugar do mundo. A coleção foi inspirada nas muitas culturas, agora desaparecidas, que habitaram o Peru e que dominavam técnicas avançadíssimas de ourivesaria.

Vou mostrar aqui só algumas peças – as demais deixo pra você se surpreender quando estiver por lá. A coleção inclui um colar, montado na forma de um peitoral, com elmentos de ouro que lembram lentilhas. As lentilhas eram, para os antigos nobres incas, uma forma de mostrar poder e fortuna. E hoje são associadas à sorte e ao bem-estar. Bem, até eu como um bocado de lentilhas no ano novo, pra trazer sorte e fortuna, embora não soubesse que isso era feito até pelos antigos Incas!

Coleção Peruana Colar Lentejas

A coleção inclui brincos que representam o deus Sol, com raios que podem movimentar-se para espantar os maus espíritos:

Coleção Peruana Brincos

Agora vejam este colar, com medalhão central de mosaico, trabalhado com ouro e gemas coloridas típicas do Peru. Ele retrata um  guerreiro da cultura Mochica. Joias assim eram usadas como brincos exclusivamente pelos nobres e simbolizavam o sucesso, a nobreza e a bravura:

Coleção Peruana Guerrero Mochica

 

Lindo, né? A coleção tem várias outras joias, inclusive uma corrente com pendente de serpente, puma e condor – animais conhecidos como Trilogia Inca. A serpente simbolizava a sabedoria e inteligência, a puma representava a vitalidade e o trabalho e o condor era o símbolo da espiritualidade e da paz. Juntos, traduziam o balanço e o equilíbrio da vida. Há também pendentes inspirados em narigueiras, entre outras joias.

Quer conferir ao vivo? Dá uma passadinha em uma das várias lojas em Lima: hotéis Marriott ou Miraflores, no Museo de Oro, Museo Larco Herrera e no Shopping Jockey Plaza são algumas delas. Em Cusco, no Hotel Monastero e no aeroporto, tá? Imperdível!

>>> Por: Roberta Rossetto

3 thoughts on “Os incas inspiraram essas joias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *