Conhecida como a pedra do mês de setembro, a safira é uma gema muito apreciada na Joalheria desde os tempos antigos e que pertence ao grupo do coríndon, o mesmo do rubi.
Segundo algumas crenças, a safira simboliza o raciocínio claro e é conhecida como “a pedra da contemplação”, além de ser tida como um amuleto de proteção – motivo pelo qual ela sempre foi usada em joias da realeza. Quem não se lembra do anel de noivado que Kate Middleton recebeu do príncipe William? Aliás, uma curiosidade: a safira é uma das pedras preferidas dos homens, sendo considerada por eles logo após o diamante.
O tom azul escuro da safira é bastante conhecido em todo o mundo, mas o que nem todos sabem é que esta gema apresenta outras lindas tonalidades como rosa, alaranjada, amarela, verde, incolor, violeta e até negra.
Na H.Stern, ela surge em tons rosados e verdes nos longos brincos da coleção Íris . As safiras utilizadas nestas joias representam a riqueza surpreendente das diferentes tonalidades de conchas encontradas no fundo do mar.
Há também a coleção Stars Sapphires, que traz a beleza das várias cores de safiras combinadas ao brilho dos diamantes cognac e a coloração suave da prasiolita, pedra central destas joias que têm como inspiração uma tiara de estilo Vitoriano, datada de 1900.