O olhar artístico de Oscar Niemeyer é tema de uma exposição que estreia hoje para o público no Itaú Cultural, em São Paulo. Diversas maquetes, da Pampulha à Catedral de Brasília, além de croquis, são alguns dos projetos inéditos reunidos no acervo, que conta com mais de 300 plantas e desenhos originais deste ícone mundial da arquitetura moderna, falecido em 2012.
Croquis de Oscar Niemeyer
“Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos” é a primeira grande mostra póstuma dedicada ao arquiteto, e destaca a leveza de seus traços, que podem ser vistos em inúmeros trabalhos expostos – incluindo um desenho em estilo de ficção científica, criado a pedido de uma revista soviética. Consideradas joias da urbanização, suas obras surgiram a partir de desenhos simples e originais, que se tornaram uma das principais características de seu trabalho.
A mostra vai até o dia 27 de julho, e a entrada é gratuita. Quem mora em São Paulo ou está com viagem marcada para a cidade não pode perder!
Alguns destes mesmos croquis expostos também inspiraram a criação das encantadoras joias da coleção H.Stern por Oscar Niemeyer. Afinal, o próprio arquiteto costumava afirmar que antes de ser um arquiteto ele era um desenhista!
As peças H.Stern refletem a graça dos traços de Niemeyer através de linhas curvas de ouro e elementos vazados, em referência aos espaços vazios tão apreciados por ele. A coleção, que possui duas edições – uma, lançada em 2008 e a segunda em 2013 – tornou-se sucesso no mundo todo, e caiu no gosto das mulheres adeptas de joias minimalistas, com design sutilmente sofisticado.
Confira também a animação Linhameyer, totalmente inspirada nos traços leves do arquiteto e produzida especialmente para a H.Stern:
Ótimo programa para aqueles que tem interesse em conhecer mais sobre a obra deste visionário no campo da arquitetura. Os brincos da linha Mulher preferida são de um bom gosto impressionante.