Foi inaugurada ontem, dia 12 de outubro, a exposição Ouro – O fio que costura a arte do Brasil. Em uma parceria inédita, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e a H.Stern realizam a mostra como parte das comemorações dos 25 anos da instituição cultural e os 70 anos da maior joalheria do país.
Explorando a relação do metal precioso – um dos personagens principais da história do Brasil e eterno objeto de desejo no imaginário popular – com a criatividade brasileira, a exposição reúne trabalhos de 30 renomados artistas de diferentes gerações e especialidades. São instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotografias, pinturas e joias concebidas por importantes nomes das artes visuais, design, dança, música, arquitetura e paisagismo.
A instalação inédita que a artista Laura Vinci prepara especialmente para a exposição vai ocupar a rotunda e receber os visitantes com uma “chuva” de 50 mil folhas de ouro, suspensas no ar com em um redemoinho. Já Paloma Bosquê, que desde 2010 vem desenvolvendo trabalhos com folhas de ouro em colagens e intervenções em objetos encontrados, vai forrar um dos cofres do primeiro andar do prédio de dourado, gerando uma luminosidade que pretende ofuscar a visão dos visitantes. Uma luminosidade mais sutil se apresenta em trabalhos como os da série Masks (2012), de Daniel Steegmann Mangrané, onde folhas secas de árvores recebem delicadas aplicações de folhas de ouro.
Também entre os artistas, os irmãos Fernando e Humberto Campana, conhecidos com seus móveis e objetos feitos com materiais banais, extraídos do cotidiano e traçados de maneira artesanal, apresentam na exposição peças, entre mobiliário e joias, que exploram a nobreza e a luz do dourado. O fascínio pelo ouro também se apresenta nas joias H.Stern presentes na exposição inspiradas na obra do arquiteto Oscar Niemeyer, do paisagista Roberto Burle-Marx, do músico Carlinhos Brown e a companhia de balé Grupo Corpo.
“Essa mostra é uma maneira de reunir a diversidade criativa do Brasil a partir de um elemento comum que permite um novo olhar para o que foi criado nesse século”, define o curador Marcello Dantas.
O público percorrerá todo o trajeto conduzido por um fio de ouro até ser recebido por um ourives, que os convidará a experimentar as técnicas de produção de joias com o metal.
“O fio condutor desta exposição é o ouro, cujo valor intrínseco é secundário quando associado à arte. Dividimos o espaço com artistas que admiramos e com vários com quem já colaboramos, para estimular a criação de um novo olhar, tanto o nosso, enquanto artesãos e joalheiros, como o do público que nos prestigia nesta visita”, afirma Roberto Stern, Presidente e Diretor Criativo da H.Stern.
Com entrada gratuita, a exposição Ouro – um fio que costura a arte do Brasil fica em cartaz no CCBB até o dia 05 de janeiro de 2015, no Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
Exposição: Ouro – Um fio que costura a arte do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ
Abertura: 12 de outubro de 2014
Encerramento: 05 de janeiro de 2015
Horário de funcionamento: quarta a segunda, 9h às 21h
Entrada gratuita
Eu quero ir ver!!!!
Deve estar maravilhosa!
Sou cliente e muito fã!
Uma exposição prá lá de interessante… Já imaginou entrar num recinto onde o Ouro faz o papel principal e que você possa vê-lo e sentí-lo por toda parte? Com vários artistas brasileiros de renome, com suas pinturas, instalações e produções recheadas de ouro? E para finalizar, uma exposição com as principais obras primas da H. Stern, contando a história de suas criações? Um show…
Quero ir ao Rio de Janeiro para ver de perto essa exposição, que promete ser um sucesso…
tudo isto para comemorar os 25 anos do CCBB e os 70 anos da legendária H. Stern. Parabéns pela iniciativa… Parabéns Sr. Roberto Stern pelo brilho do acontecimento…
Marilda Blumenschein
Eu sou Designer de Jóias e quero ir conferir esta maravilha hoje a tarde. Amo jóias e tudo o que envolve esta arte. Com certeza será um grande sucesso esta exposição.
Inovação, criatividade e sobretudo muito bom gosto! Vale apena ir ver!!!
Aprecio muito os trabalhos com o ouro.
Cliente assíduo das peças em ouro da H.
Stern.