Uma das gemas mais valorizadas do mundo, o rubi possui coloração marcante. Pertencente à família do coríndon, a mesma da safira, é considerada símbolo do amor e da paixão. Seu nome em sânscrito significa “o rei das pedras preciosas”, que exalta a exuberância desta cobiçada pedra preciosa.
Do rosado ao púrpura, os rubis podem ser de qualquer tonalidade de vermelho, dependendo da quantidade de cromo e ferro em sua composição. Por esse motivo, o lapidário usa a profundidade, a luz, as facetas e os ângulos para aumentar a distribuição da cor durante a lapidação, de modo que a pedra inteira adquira uma linda coloração quando vista a olho nu.
Rubi em estado bruto
Os rubis também ficaram conhecidos na História por seu suposto poder de proteção. No tratado do séc. XIV, escrito por Jean de Mandeville, o dono de um rubi teria assegurado, entre outras coisas, que viveria em paz com todos os outros homens e ficaria protegido de todos os perigos. Todos esses benefícios eram ainda mais garantidos se o rubi – montado em um anel, bracelete ou broche – fosse usado do lado esquerdo.
Esta gema de cor marcante e apreciada no mundo todo pode ser vista no centro das joias Cazaquistão, da nova coleção As Viagens. Estas peças, repletas de detalhes minuciosos, são inspiradas na riqueza da arte encontrada no país.
Veja mais detalhes destas joias no site H.Stern.
Super chique essa coleção!