A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, até o dia 22 de março, a exposição Roberto Burle Marx: uma vontade de beleza. Com cerca de 80 obras, entre elas pinturas, desenhos, projetos, estudos, cerâmicas, vidros, joias e tapeçaria, a mostra oferece um panorama de sua diversificada produção artística.
Crédito foto: Carla Regina
Burle Marx (1909-1994) era um artista incansável: trabalhava muito e dormia pouco. Nascido no Brasil, foi para Berlim ainda jovem, onde entrou em contato com obras dos movimentos de vanguarda europeus, como Picasso e Van Gogh. Lá também descobriu seu amor pela flora brasileira no Jardim Botânico de Berlim, cuja qualidade estética das plantas tropicais passa, a partir de então, a impregnar toda a sua obra paisagística. Posteriormente, desenvolveu o seu trabalho de pintura, escultura e tapeçaria, entre outros.
Crédito foto: Carla Regina
Parte do talento multidisciplinar do artista está agora à mostra na Pinacoteca. Para quem está em São Paulo ou tem viagem marcada para a cidade, vale a pena conferir a exposição de perto!
Serviço:
“Roberto Burle Marx: uma vontade de beleza”
De 29/11/14 a 22/03/15, de terça a domingo das 10h às 17h30
Pinacoteca: Praça da Luz, 2, Luz, SP
(11) 3335-4990
Entrada: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (estudante); entrada gratuita às quintas, após às 17h, aos sábados, crianças com até 10 anos e idosos
Burle Marx por H.Stern
As joias também fazem parte da extensa lista de produções artísticas, recebendo especial dedicação do artista entre as décadas de 50 e 60. De Roberto sempre se esperou ousadia e ele não decepcionou ao fugir dos modelos tradicionais e enveredar pelo design de formas abstratas e assimétricas.
Quase seis décadas mais tarde, os desenhos de joias de Roberto Burle Marx inspiraram os designers H.Stern a criar uma coleção em sua homenagem. Brincos, anéis, colares e pulseiras encantadoras remetem ao mundo do talentoso multiartista.