O Parque Ibirapuera, inaugurado em São Paulo em 1954 para a comemoração dos 400 anos da cidade, integra uma rara beleza verde ao projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, com edificações como a Oca, o prédio da Bienal e o lindo Auditório Ibirapuera, este último construído anos mais tarde para honrar o projeto original.
O que pouca gente sabe, no entanto, é que o projeto do parque também contava com uma escultura, que viria a ser o Monumento do IV Centenário paulistano. Fato é que poucos viram esta obra pronta! Há registros de que a peça chegou a ser construída para a inauguração do parque (há fotos da cerimônia histórica), mas pouco tempo depois ela teria desaparecido. Não se sabe ao certo se foi destruída ou se alguém a teria levado. O mistério paira no ar até os dias de hoje!
Essa escultura desenhada por Niemeyer previa uma haste central que era envolvida por uma espiral em seu entorno. A obra foi a inspiração para a criação de dois pares de brincos – feitos de ouro amarelo e de ouro branco com diamantes – à sua imagem e semelhança, e que integram a coleção H.Stern por Oscar Niemeyer.