O quartzo e suas cores
2 de setembro de 2016

A denominação ‘quartzo’ aplica-se a um grupo de minerais que possui composição química idêntica ou semelhante. Desde a antiguidade, as variedades de quartzo foram as gemas mais utilizadas na confecção de joias e esculturas, especialmente na Europa e no Oriente Médio. Fazem parte deste grupo pedras conhecidas, como citrino, quartzo fumê, ametista, cristal de rocha e ônix.

O citrino é uma variedade do quartzo cuja coloração varia do amarelo claro ao alaranjado intenso, remetendo às cores dos raios de Sol. Seu nome deriva da palavra grega “kitrino” (que significa “amarelo”), e as joias feitas com esta gema possuem beleza radiante.

Citrino-hstern

Na Antiguidade, acreditava-se que o quartzo fumê possuía fumaça em seu interior, e por isso recebeu este nome. Todos os tipos e formatos de lapidação se aplicam bem a esta gema de coloração intrigante.

Quartzo-fume-hstern

A ametista é uma variedade roxa e transparente do quartzo, com estrutura cristalina muito resistente. Durante a Idade Média, era frequentemente carregada por soldados europeus como um amuleto para trazer a calma e os levar à vitória nas batalhas.

ametista-hstern

O cristal de rocha é a variedade mais pura do quartzo. Seu nome deriva da palavra grega “krystallos” que significa “gelo”, por conta de sua aparência bruta que se assemelha à água congelada. O efeito visual nas joias é leve e surpreendente!

cristal-hstern

O ônix era uma das mais importantes pedras na Antiguidade, sendo muito utilizada em adornos e também em uso terapêutico. Pertencente à família mineral dos quartzos, esta gema preciosa é uma variedade de calcedônia. Na cor negra, ela adorna fascinantes joias H.Stern.

onix-hstern

Todas as joias que ilustram o post estão disponíveis para compra nas lojas H.Stern físicas e também pelo site www.hstern.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *