Quando o assunto é ouro, muitas pessoas têm dúvidas sobre o metal precioso. São diferentes cores, diferentes nomenclaturas, características que interferem no seu valor e durabilidade… Já que estamos falando de um dos materiais mais nobres usados na joalheria, a HStern responde suas principais dúvidas!
Começando pelo básico: “por que não usar ouro puro nas joias”? O ouro puro é um material muito maleável, e se o usarmos em sua forma bruta há um grande risco de sofrer alterações na forma – imagine um anel ovalado, a cada vez que você aperta as mãos. Por conta dessa maleabilidade extrema, usa-se ligas metálicas para dar origem às joias. A mais reconhecida é a liga ouro 18 quilates (18K), na qual 75% da liga é ouro.
A partir daí, já respondemos outra dúvida: qual é a diferença entre ouro 18K e ouro 750? Para definir a quantidade de ouro numa liga, surgiu a expressão quilates (K), sendo que 24K equivalem a 100% ouro. Se falarmos que uma joia é de ouro 18K, isso significa que ela tem 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, ou seja, tem 75% de ouro (proporção considerada ideal na alta joalheria internacional). Daí, também, o termo ouro 750, mais usado na Europa. Então, ouro 18K ou ouro 750 são a mesma coisa. Se a joia for 14K, isso significa que ela contém 14 partes de ouro, 10 de outros metais e assim por diante.
Mas você se encanta com as diferentes tonalidades de ouro, não é mesmo? Cada “cor” tem sua beleza, e consequentemente, tem um material na liga que predomina a coloração. No ouro amarelo, a composição é: 75% de ouro + 15% de prata + 10% de cobre para um toque mais quente. A quantidade de cada metal influencia na coloração. Perceba que o ouro rosé tem a mesma receita que o ouro amarelo, porém em diferentes proporções: 75% de ouro +10% de prata e 15% de cobre. Já no ouro branco, usa-se metais diferentes: ouro + prata + paládio.
E, se você é fã da HStern, já deve estar se perguntando sobre o Ouro Nobre. O metal que predomina em várias joias da marca é uma liga metálica exclusiva, resultante de diversos experimentos da equipe criativa. A receita é secreta, mas a cor é conhecida: um tom champagne que combina com diversas outras joias para que você crie seu próprio mix.
Para saber mais curiosidades sobre ouro (e como valorizar o seu ouro antigo que fica parado em casa), o convidamos para assistir ao vídeo no nosso Instagram – @hsternofficial.
Ver essa foto no Instagram