Como saber se uma pedra é preciosa e qual o seu valor?
10 de Fevereiro de 2021

As cores irresistíveis, a reflexão hipnótica de luz e as combinações com o ouro explicam o fascínio das pedras sobre os amantes de joias. Cada gema colorida tem seus encantos e particularidades que, somados à lapidação cuidadosa e a um bom design, compõem joias valiosas e cheia de significados. Mas o que determina o valor de cada pedra, afinal? Neste post, esclareceremos as principais dúvidas sobre pedras preciosas!

A pergunta mais frequente é: “Como saber se uma pedra é preciosa?“. Parafraseando nosso fundador, Hans Stern, não existem pedras semipreciosas, assim como não existem mulheres semigrávidas. A preciosidade de cada pedra está em em seu conjunto de fatores (lapidação, dureza, brilho). E uma curiosidade interessante é que, desde 2002, o termo “semipreciosa” é proibido em qualquer documento sobre gemas naturais, graças a uma lei francesa que  define: para ser considerada preciosa, o grau de dureza da pedra precisa ser maior que do vidro, ou seja, maior que 6 na escala Mohls (a base internacional para classificação de pedras). Assim, chegamos a uma certeza: as conhecidas pedras brasileiras (topázios, ametistas, citrinos, entre outras) são preciosas e belíssimas.

Mas o que determina, afinal, quanto vale uma pedra? Bem, não há uma fórmula mágica e precisa para definir esta resposta. O valor de cada pedra (e de cada joia) é determinado por um conjunto de fatores. Entre eles, a intensidade da cor, a pureza da gema, sua lapidação, seu tamanho, sua raridade na natureza. Ou seja: uma pedra menor, mas de cor pura e intensa, pode valer mais do que uma grande pedra sem as mesmas características. Em resumo, apenas gemólogos e profissionais especializados são capazes de determinar o valor adequado das pedras. Daí a importância de adquiri-las de joalherias de confiança, como a HStern que possui um Laboratório Gemológico interno, guiado por reconhecidas práticas internacionais da alta-joalheria e expertise de 75 anos.

Para além do valor financeiro, quando se fala em pedras coloridas há também um assunto mágico que as envolve. Acredita-se que cada cor tem um poder para atrair bons fluidos ou realizar desejos! Veja alguns exemplos:

Citrino está na paleta de cores quentes, com tons que variam de um claro amarelo ao alaranjado intenso. Dizem que suas cores solares tem o poder de atrair riquezas e fortunas (não só materiais!).

significado-de-cores-joias-citrino
Joias de citrino da coleção Sunrise.

A coleção Arena tem uma variedade de cores que podem aflorar seus desejos mais genuínos. Quem busca tranquilidade e calmaria pode investir em uma joia com topázio azul. Acredita-se que o tom azulado traz paz para quem a usa. Para atrair sorte e esperança, nada melhor do que usar a cor verde, que aparece em tonalidades claras, nas prasiolitas, ou nos tons vibrantes das esmeraldas. E a ametista, a pedra lilás, acredita-se que é responsável por garantir boas noites de sono e bons sonhos.

aneis-coloridos-hstern-arena
Anéis com pedras coloridas HStern – coleção Arena

Conheça mais sobre pedras preciosas assistindo ao vídeo IGTV em nosso perfil do Instagram.

 

As joias que ilustram esta matéria estão disponíveis no site www.hstern.com.br e nas lojas físicas HStern.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *