Passeando pela internet conheci o trabalho da artista belga Liesbet Bussche e seu projeto Urban Jewelry, executado em Amsterdan. Liesbet utiliza objetos comuns nas cidades e os transforma em joias-esculturas, nos oferecendo pequenas surpresas e um novo olhar sobre nosso dia-a-dia. Brincos feitos de esferas de concreto dispostos na calçada, uma corrente com fecho de um colar para delimitar as vagas de uma garagem e placas de trânsito em forma de broche são apenas alguns exemplos.
A ideia e inspiração vieram de uma paixão por joias e vida urbana e a oportunidade de ter participado em alguns projetos urbanos anteriormente: Com uma amiga nepalesa, Liesbet cobriu buracos no centro de Katmandu com tijolos vermelhos.
Tive oportunidade de conversar com Liesbet por e-mail e perguntei sobre a possibilidade de replicar o Urban Jewelry em outras cidades ( já pensaram numa cidade brasileira, como Rio, São Paulo, Brasília, Recife…. enfeitadas?) e a resposta foi sim. Interessa a ela a vida diária das cidades, seus moradores, os lugares não tão óbvios e turísticos para suas instalações. E seria uma oportunidade de ver como cada cidade reage diante das esculturas.
Urban Jewelry foi seu projeto de graduação e acredito que podemos esperar muito mais desta artista. Talento é que não falta!
Confira as fotos que ela nos cedeu:
Mais informações e fotos: www.liesbetbussche.com
>>>Por: Cristiane Peixoto
Leia também:
>>> Os broches cheios de mensagens de Madeleine Albright
>>>Modernistas invadem Nova York