Ouro texturizado: explore esta tendência no mundo das joias!
18 de agosto de 2022

Joias de ouro amarelo são clássicas, atemporais e coringas. Entre os amantes de acessórios de luxo, é a tonalidade preferida. Mas ele não precisa, necessariamente, ter sempre aquele mesmo acabamento polido que todos nós já conhecemos. A tendência dos itens texturizados está super em alta nesse inverno (desde sapatos, bolsas e tecidos) e se estende também às joias, é claro. Na HStern, o ouro texturizado já é um recurso explorado há décadas para traduzir os conceitos criativos de cada coleção. Fosco, fresado, martelado… as variações são muitas! Quer conhecer todos elas? Confira a seguir:

Ouro polido é a forma mais conhecida e reluzente do metal. O aspecto brilhante evoca a maior intensidade de reflexos, combina com diamantes e também é um clássico sozinho (como nas alianças tradicionais). Confira abaixo um exemplo do anel da coleção Burle Marx por HStern, em que o ouro e a pedra se complementam com superfície completamente brilhante.

Anel de ouro amarelo 18K com quartzo negro – Coleção Roberto Burle Marx

O aspecto mais conhecido do ouro texturizado é o chamado ouro fosco, ou acetinado, em que a textura é extremamente suave, mas se diferencia da versão polida por ter um brilho mais sutil e discreto. É o caso das joias Assinatura HS, por exemplo, em que a elegância sutil e minimalista dita o tom das joias. 

joias-unissex-hstern-coleçao-assinatura-hs-2
Pulseiras e anéis de ouro amarelo 18K (unissex) – Coleção Assinatura HS

Já na coleção Grupo Corpo, o acabamento fosco da joia ganha ainda finos risquinhos para complementar sua textura natural, representando o aspecto rústico de flores encontradas na Natureza.

Anel de ouro amarelo 18K – Flor – Coleção Grupo Corpo

Mas há casos em que a textura no metal é muito mais evidente, para complementar o design idealizado pela equipe de criação da marca. Com ranhuras e modelagem em alto relevo, as joias ganham um ar mais artesanal e artístico, remetendo a inspirações variadas. Repare nas texturas da coleção Celtic Dunes em que os desenhos formados pelo vento nas dunas de areia são reproduzidos na superfície das joias. 

Coleção Celtic Dunes

As joias feitas em ouro martelado contam com texturas em baixo relevo – como se o ouro tivesse sido literalmente martelado, como o nome sugere. O resultado é uma joia inusitada e muito estilosa – como a pulseira Linhas da Vida, perfeita para quem prefere um visual arrojado e marcante. 

Pulseira de ouro amarelo e ouro branco 18K com diamantes – Coleção Linhas da Vida

Há, ainda, o ouro fresado, quando as joias ganham delicados traços na sua superfície, com a finalidade de criar um aspecto mais rústico ao design. Na coleção Hera HStern, um padrão de linhas sobre o ouro remetem às folhas das coroas gregas, principal inspiração da coleção.

Anel de ouro amarelo 18K com diamantes cognac – Coleção Hera

E um detalhe mais que importante: na HStern, para garantir o conforto durante o uso, todas as joias possuem acabamento polido no interior da peça. Agora que você já conhece os diferentes acabamentos de ouro, qual seu preferido?

Leia também:

Na HStern, suas joias sem uso podem ser trocadas por novas. Saiba como!

Color block: das joias HStern à principal tendência de moda do momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *