Alumbramento: HStern lança colar único para celebrar o centenário de Hans Stern
14 de dezembro de 2022

Como uma forma de celebrar os 100 anos de nascimento de seu fundador, Hans Stern (1922-2007), a HStern criou uma joia exclusiva, batizada pelo nome de Alumbramento, como uma maneira de eternizar o ‘quadro fantástico’ memorizado por ele ao avistar a costa do Rio de Janeiro pela primeira vez, em 1939.

O deslumbrante colar especialmente manufaturado pelos artesões da Alta Joalheria da HStern reúne as cores que encantaram Hans na sua chegada ao Brasil: o verde das águas e da vegetação, e o azul do céu tropical. A partir daí, as turmalinas verdes e as águas-marinhas se tornaram as suas pedras preciosas preferidas (sua coleção de turmalinas é um caso à parte. Já conhece esta história?).

   

O colar Alumbramento é composto por imensas turmalinas de um verde excepcionalmente intenso (36,14cts total) e águas-marinhas vividamente azuis (50,72cts total), cuidadosamente lapidadas em formas geométricas. Suas pedras coloridas são emolduradas por ricos arabescos de ouro branco 18K e cravejados por 649 diamantes em lapidações baguette, brilhante e navette (18cts total). O visual retrô da joia faz alusão à transição entre os estilos art nouveau e art déco, ocorrida justamente nos anos 1920, quando Hans vinha ao mundo trazendo seu interesse nato pela arte e pelas cores.

 

Nascido em Essen, na Alemanha, em 1922, Hans era um adolescente de 16 anos quando chegou ao Brasil com seus pais,  deixando para trás a Europa em plena Segunda Guerra. A emoção vivida por Hans Stern ao avistar a costa do Rio de Janeiro, na sua chegada ao Brasil, em 1939, foi descrita pelo jovem em carta enviada aos seus amigos e resgatada na biografia HStern: a história do homem e da empresa. Confira um trechinho da publicação:

“Quando o (navio) Cap Norte soltou o primeiro apito anunciando a sua entrada na baía de Guanabara, a maioria dos passageiros já se aglomerava no convés em uma alegre excitação. Todos estavam ansiosos para avistar o Rio de Janeiro, ‘a mais bela cidade do mundo’, como apregoavam os folhetos de viagem. A manhã estava clara, e o céu, de um fino azul, compunha, com o mar de águas verdes transparentes, um cenário deslumbrante. Ilhas com vegetação exuberante despontavam, aqui e ali, quanto mais o navio se aproximava do porto. A cada instante, mais de mil braços se estendiam ao convés apontando para a paisagem idílica.”

Trecho do livro HStern: a história do homem e da empresa – Consuelo Dieguez (Editora Record – 2015)

Em novembro, o colar foi apresentado em eventos da HStern no Rio de Janeiro e São Paulo e na edição especial da revista Vogue em associação com HStern. Em breve, o colar Alumbramento viajará o Brasil em exibição nas lojas , ganhando o mundo a seguir, se algum apaixonado não interromper sua jornada antes disto.

Para saber mais sobre esta joia histórica, entre em contato com o Concierge HStern.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *