Mulheres pequenas podem usar joias grandes?
2 de Fevereiro de 2010

A leitora Carla revela uma dúvida que talvez seja a de muitas mulheres. Ela diz o seguinte: “Gosto de peças grandes, mas acho que ficam pesadas em mim. Mesmo as magrinhas podem misturar duas cores de ouro? Não fica pesado?”

Vamos por partes, literalmente, Carla. Sempre digo que no passado a regra de proporções mais óbvias era praticada com convicção insuspeita: peças grandes em garotas maiores e itens delicados para as do tipo mais mignon. É uma lógica superada pela importância que a personalidade de cada um e a ideia de individualidade ganharam na moda. Minha mãe, por exemplo, é uma baixinha de personalidade napoleônica. Há muitas mulheres cujas maneiras de agir são mais relevantes e marcantes do que seus respectivos tipos físicos. Portanto, a proporção da joia tem tudo a ver com o seu jeito de ser. Se você gosta das peças maiores, mas acha que elas pesam, talvez seja o caso de refletir um pouquinho. Você é mais recolhida, discreta, romântica? Ou animadíssima, expansiva, quase temperamental?

Independemente da resposta _que não precisa ser só uma, porque há dias e dias _ fundamental é sentir-se completamente à vontade com tudo o que você decida usar e _ aí é você quem vai ter que avaliar. Talvez seja o caso de usar coisas mais “leves” habitualmente e reservar volumes maiores para aquele dia/momento em que, de fato, você está se sentindo a pequena mais notável do mundo.

Quanto ao mix de tons, sugiro que leia post recente (Tudo ao mesmo tempo agora), em que tratei exatamente de tons de dourados e da composição ouro branco/ouro amarelo. Vale também para “as magrinhas”, como você diz. Para terminar, ainda sobre pesos, medidas e leveza, anote essa dica: tem muita fashionista combinando anelzão com vários aneis menores nos outros dedos (como na foto abaixo). Por que, seja qual for o tamanho da questão, a vanguarda e os contrastes sempre se entendem bem.  >>> Costanza Pascolato

aneis_grandes_pequenos
Foto: Adorojoias/Divulgação (reprodução permitida dando-se o crédito)

Leia também: >>> Ouro branco, ouro amarelo: Tudo ao mesmo tempo agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *