Nina Garcia é uma daquelas mulheres que sabem tudo sobre moda e como usá-la a seu favor. Diretora de moda da Marie Claire americana, ela é, também, uma das juradas do programa Project Runway, reality show que premia o melhor estilista com um desfile em Nova York. Recentemente, ela lançou um livro, um best seller nos Estados Unidos, que agora chega ao Brasil: “As 100 +“, da editora Best Seller (312 págs), com ilustrações maravilhosas de Ruben Toledo.
Comprei o livro. Ali, Nina reúne uma lista, de A a Z, do que é essencial ter no guarda-roupa, de aneis ao pretinho básico, coisas que vão durar muito mais do que uma estação.
Na listinha básica de Nina, está, por exemplo, o batom vermelho. Aprendi, por exemplo, que ele fica bem em todo mundo, mas que é preciso vasculhar até achar o tom que combina com o seu rosto. Vai ver é por isso que nunca gostei de batom vermelho — foi por falta de procurar! Diz Nina: peles claras, pedem um vermelho com traços suaves de azul; pele avermelhada vai com um batom vermelho de tom rosado; pele cor de oliva, com um vermelho quente de base laranja, dourada ou marrom; pele morena escura vai com um vermelho fúcsia. Pois eu não disse que ela entende da coisa?
O livro é salpicado, também, de informações históricas, o que acho sensacional. Sabe como surgiram as galochas? Nos idos 1880, o duque de Wellington pediu a seu sapateiro para reformar uma bota para que fosse ao mesmo tempo resistente e confortável. As primeiras eram de couro e a partir de 1852 passaram a ser feitas de borracha.
Que tal a listinha de grifes preferidas pelas editoras de moda quando o assunto é aneis com pedras grandes? Tá lá, na página 30: H.Stern. Definitivamente, adorei esse livro!! E sim, Nina conta a história dos “coquetel rings”, como são chamados os aneis de pedra grande. Eles surgiram nos Estados Unidos, durante a Lei Seca. Naquelas festinhas, às escondidas, as mulheres usavam anelões para mostrar que não apenas estavam bebendo ilegalmente como o faziam com estilo. Pura audácia! >>> Roberta Rossetto
Ilustração do genial Ruben Toledo para o livro As 100+, de Nina Garcia