Já reparou que as joias têm cores diferentes de ouro? Mesmo quando o ouro é amarelo, os tons variam, do mais pálido ao mais vibrante. Além do amarelo, as cores mais conhecidas são o ouro branco e o rosé. Mas há outras, como o verde, o azul e o vermelho. Quer saber como isso é possível?
Bem, vamos começar esclarecendo uma coisa: o ouro, um elemento natural, é amarelo. Ele e o cobre, que é vermelho, são os únicos metais coloridos da natureza. Todos os demais, como a prata, o paladium ou a platina, são branco-acinzentados.
Dias atrás, publicamos um post falando que o ouro é um metal maleável e que precisa ser misturado a outros metais para que a liga fique dura e resulte numa joia que não amasse (leia aqui). Essa mistura influencia também na cor.
Misturando-se mais ou menos metais, a gente chega às cores. Por exemplo: 75% de ouro + 15% de prata + 10% de cobre resultam num ouro amarelo mais claro. A mesma quantidade de ouro com 10% de prata e 15% de cobre resulta num ouro rosado.
A tabelinha acima dá uma ideia das misturas mais usadas e dá para brincar com as quantidades, buscando tons diferentes de amarelo ou rosa, por exemplo. Mas há outros metais que também podem ser acrescentados. No caso do ouro branco, uma das receitas mistura ouro puro, paládio e prata. Outra, mistura ouro puro, níquel, cobre e zinco.
Tem quem faça, como a H.Stern, uma joia com cor especial, e estamos falando aqui do Ouro Nobre. A cor é intermediária entre o ouro branco e o ouro amarelo, um tom meio champanhe, como o anel Galilei, da foto acima. É uma cor ótima, porque vai com todas as demais cores, sejam de roupas, acessórios, joias e mesmo com todas as cores de pedras. Mas é claro que a H.Stern não revela a composição desse tom de ouro, um segredo guardado a sete chaves, nem adianta perguntar. A única coisa que sabemos é que há 75% de ouro na liga, o teor necessário para que a joia seja considerada 18K.
Se quiser se aprofundar nesse assunto, vendo inclusive os percentuais de cada metal para chegar a uma determinada cor de ouro, dê uma olhada no site do World Gold Council, clicando aqui.
Ah, sim! Tem também o ouro negro (lançamos um anel dessa cor, o Jabberwocky, da coleção Alice). Ele é, na verdade, um anel de Ouro Nobre com um banho de outro metal, o ródio negro, que escurece a peça.
Por: Roberta Rossetto
Gostei muito ,eu não sabia que o ouro tem variadas cores
Detesto ouro negro em cima de uma jóia de ouro amarelo .Para mim a jóia perde completamente seu encanto. Agora então deram para colocar pedras preciosas e embaixo ouro negro.Que me desculpem aqueles que gostam mas para mim é de péssimo gosto.
‘E maravilhosa toda essa quimica no ouro! Destacando as beleza das joias e diferenciando cada vez mais as pecas. E o que falar do ouro negro…, eu amo! Tenho muitas joias com ouro negro e diamantes negros, na verdade, ‘e de uma elegancia unica e a mulher fica sensual e chic. Ouro negro ‘e um verdadeiro luxo!
Parabens, a criatividade e ao bom gosto dos grandes joalheiros!!!!!!
Muito interessante, adorei saber, pois muitas vezes nem sabemos como as coisas acontecem, obrigado.
Eu tenho uma joia da cor do cobre, mais é muito resistente. Será que é ouro?
Olá José Claudio, ela pode ser uma joia de ouro rosé. Mas, para confirmar com exatidão, o melhor a fazer é levar a um ourives de sua confiança para que ele possa examinar. Atenciosamente, equipe H.Stern