Outro dia me perguntaram qual o segredo para parecer bem na foto, o que é uma questão recorrente nessa época de celebridades em que o público e o privado são definidos por uma linha tão tênue. Além de usar a joia certa, aquela que não vai aparecer mais que você, há truques básicos dos quais sempre falo.
O primeiro ponto importante é admitir que, nos compromissos sociais, familiares ou profissionais onde há uma câmera, todas queremos ser fotografadas e, obviamente, desejamos parecer bem. Por isso, sigo, pratico e proponho as dicas de Gisele Bündchen, autoridade incontestável no assunto. Ela já disse o seguinte: “A luz é fundamental. Portanto, saiba de onde ela vem. Não deixe que a iluminem do alto ou por baixo. A luz deve brilhar diretamente sobre seu rosto. Evite sombras. Aprenda quais são seus melhores ângulos: treine nas máquinas de fotos instantâneas. Jogue os ombros para trás. Incline ligeiramente rosto e pescoço para alongá-los. Olhe firmemente para a lente da câmera, tenha sempre a boca entreaberta, ela parecerá mais cheia. E lembre-se: ninguém fica feio sorrindo”.
Por que não tentaríamos? Em tempo: as regrinhas funcionam também para eventuais participações em programas de TV, se você for a escolhida para aquela entrevista rápida que as pessoas vão ver e comentar durante meses seguidos esses seus minutos de superexposição.
Costanza Pascolato, Diane von Furstenberg e Gloria Kalil: um trio que sempre sai bem na foto!
Texto: Costanza Pascolato
Fotos: Divulgação