O minimalismo está de volta?
26 de outubro de 2010

Minimalismo

Acho que, daqui um tempo, a década a ser festejada (e revistada na moda) será a dos anos 90. Por que acho isso? Porque vejo as influência grunge ser apontada e também já dá para ver a influência do minimalismo em algumas coleções.

Como citei o minimalismo, vou tentar ambientar vocês. Na década de 90, estilistas como Giorgio Armani, Calvin Klein, Donna Karan e Jil Sander eram os que traziam a moda minimalista para nós. E o que era esta moda minimalista?

Tudo seguia princípios práticos, com criações em linhas e cores puras, como o branco, o cinza e o preto, que predominavam nas roupas. E o que diferenciava as coleções era o uso de tecidos de qualidade e caimento perfeito.

A moda minimalista foi uma resposta aos excessos da moda dos anos 80, altamente exagerada, e também um reflexo do cenário que vivíamos, a globalização, a revolução tecnológica, o fim da Guerra Fria, a queda do muro de Berlim e todas as transformações que deixavam um sentido de “o que fazer agora?”. Uma era de incertezas e muitos desafios.

A coleção verão 2011 da marca NEA, da estilista Juliana Jorge, chega ao mercado com um olhar minimalista, com formas arquitetônicas, estética clean (esta palavra vai voltar) e cores básicas, evocando um ar cool e o frescor da marca.

Minimalismo 2

Pelo o que eu vejo há uma volta ao minimalismo, mas sem o baixo astral daquela época. Eu me lembro bem daquele tempo quando a incerteza imperava na minha cabeça. Ainda bem que passou!
 
Fotos: Divulgação/ NEA

>>>Por: Renata Ruiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *