A Vogue de outubro está nas bancas e com ela circula a edição anual de Vogue H.Stern. Muitos looks, reportagens e dicas do que comprar recheiam a revista, mas o ponto alto na minha opinião são os dois ensaios fotográficos assinados por dois feras do cenário nacional: Ella Dürst e Daniel Klajmic.
Paulistana, Ella formou-se em cinema e fez um mestrado em semiótica. Abraçou a carreira de fotógrafa ainda nos anos 80. Versátil, transita pela publicidade, pelos editoriais de moda e retratos com enorme talento e sensibilidade.
Para produzir este ensaio, Ella encarou um dia inteiro de cliques em seu estúdio, numa sexta-feira gelada em São Paulo. A modelo, Renata Klem (Ten Model mgt), deitada nua sobre um tapete, parece dançar nas lentes de Ella. O resultado é um poema na forma de imagens: suave, delicado, lírico.
Klajmic é o autor da foto de capa. Fez seu ensaio na piscina de fundo negro do Copacabana Palace, exclusiva para os hóspedes do sexto andar (onde Tom Cruise, Kathie Homes e a pequena Suri tomaram sol no último verão). No foco de Klajmic está á modelo Flavia Lucini (Ford), que interrompeu suas férias no Brasil, onde visitava a família, para fazer as fotos da Vogue.
Água escura e maiôs pretos são o pano de fundo para os muitos diamantes. A edição e stylish de Felipe Veloso e a maquiagem do premiado Max Weber são impecáveis. Nesse ensaio, Klajmic quis clicar sob o sol forte do meio-dia, horário normalmente evitado pelos fotógrafos. Assim, explorou o brilho escuro da água e o brilho branco dos diamantes. Klajmic trabalha concentrado, quieto, soltando um “tá linda”, “tá linda” conforme vai estudando os cortes e enquadramentos. O resultado deixa a gente sem fala.
O making of das fotos de Klajmic