2010 vai deixar saudades, pelo menos por aqui, já que foram muitos os posts apontando tendências e novidades. Vamos ver uma retrospectiva “básica” do que aconteceu no mundo das joias?
Bem, logo no início do ano, mais precisamente em março, tivemos o Oscar e todas as festas que acontecem em Los Angeles após a premiação. Este ano, boa parte das atrizes usou um bracelete largo ou vários estreitos que, somados, davam a impressão de um largo. Claro que foi rastilho de pólvora – os braceletes largos viraram moda instantânea!
♦ ♦ ♦
O ano foi de “descoberta” de uma nova pedra, a turmalina Paraíba. Na verdade, ela foi descoberta há cerca de 20 anos, mas foi em 2010 que passou a fazer sucesso (leia mais aqui). É uma pedra bem rara, portanto cara. E linda. De um azul inacreditável. E o mais surpreendente, quando olhamos a pedra no escuro, ela parece estar acesa, como se fosse um neón.
♦ ♦ ♦
Teve também o filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, que antes mesmo de chegar às telonas já tinha inspirado muitas grifes e coleções. Com ele, a moda e as roupas ficaram mais coloridas, com pitadas de surrealismo. A H.Stern lançou a coleção Alice, de joias icônicas e desing supreendente, com anéis esculturais que fizeram enorme sucesso e tiveram grande repercussão internacional. É o design brasileiro abrindo espaço lá fora!
♦ ♦ ♦
2010 também foi marcado por caveirinhas pra todo lado, né? Nas roupas, sandálias, bolsas, tiaras. E claro, nas joias. Antes um símbolo agressivo, em 2010 elas ganharam versões fofas, com lacinhos e tudo o mais. Até as adeptas do look romântico adotaram!
♦ ♦ ♦
Maxijoias por toda parte, né? Anelões, principalmente, apareceram diariamente na novela Passione. E na esteira das maxijoias ganharam força, também, os brincos chandelier (castiçal, em francês), verdadeiras cascatas de pedras ou pérolas. Costanza Pascolato decretou: “O chandelier está na lista dos statements como símbolo de feminilidade, assim como os saltos, anéis grandes e colares extravagantes.”
Acima, atriz Eva Longoria-Parker, de “Desperate Housewives”, entre os convidados do casal Obama num jantar de gala na Casa Branca, em Washington. De vestido tangerina e brincos chandelier Zephyr.
♦ ♦ ♦
O ano ficou marcado também pelos leilões e recordes alcançados por pedras e joias. Sim, porque com a crise internacional muitos investidores migraram seus investimentos para a arte e as joias. O diamante mais caro do mundo, o Graff Pink, foi arrematado em novembro, por U$ 45 milhões, quando o que se esperava era chegar a pouco mais da metade desse valor. Diamante rosa intenso, de 24,78 quilates, pedra lindíssima. Ainda assim… com preço nas alturas!
♦ ♦ ♦
Em novembro, a surpresa: Príncipe Willian e Kate Middleton marcam o noivado. E o presente dele para ela é o mesmo anel que Lady Di ganhou do príncipe Charles quando ficou noiva. Um anel de safira, já que as safiras são tidas como a pedra que traz a sorte de ter filhos homens. Deu certo com Lady Di, será que vai dar certo com Kate?
♦ ♦ ♦
2010 foi marcado pela volta de alguns clássicos da joalheria: bichos, flores e estrelas. Há décadas esses temas são explorados, vão e vêm. Agora, estão com tudo novamente. Pode apostar que esses três temas vão atravessar 2011 também!
Abaixo, Gwyneth Paltrow, com um anelão de ametista e estrela, e Jessica Simpson, com broches usados no cabelo, ambas em dezembro de 2010:
Por: Roberta Rossetto