Com a correria do ano e os muitos compromissos, acabamos deixamos a leitura de lado. Por isto, gostaria de dar duas dicas de livros para as férias. E mesmo pra quem não está de férias, quem sabe janeiro é um pouco mais tranquilo, com intervalos de folga que dá pra aproveitar para colocar a leitura em dia, né? Faz bem para a alma e para a auto-estima!
Antes de falar sobre os dois livros que quero indicar, gostaria de falar um pouco sobre estilo. O estilo é algo pessoal (acho que já falei isto, mas vale sempre repetir) e você deve encontrar o seu. Você deve seguir o que lhe agrada, aliando com o que o lhe cai melhor. Isto é estilo.
O importante é você se encontrar e se sentir bem! Às vezes olhamos para aquela amiga, conhecida e até aquela atriz famosa e dizemos: é, ela tem estilo! É isto, ela encontrou o que gosta, valorizou o que há de melhor e aliou com as tendências de moda. Mas nem sempre isto vem naturalmente! E para isto, podemos descobrir lendo, lendo muito!
Sempre dizemos também: ah… os franceses, estes sim, têm estilo. Mas você sabe o motivo? Então, descubra lendo o livro “A Essência do Estilo”, de Joan DeJean (Editora Civilização Brasileira). A autora mostra o porquê desta frase e como os franceses inventaram a alta-costura, a gastronomia, os grandes salões de cabeleireiros e como eles ditam moda.
Tudo isto começou na época de Luís XIV, que decidiu fazer da França uma lenda e um país marcante em nossa história. Com ele, a França conseguiu controlar os setores do mercado de luxo e passou a dominá-lo. Como conseguiu? Ah.. não deixe de ler o livro! Você verá desde o surgimento das rainhas da moda até o da gastronomia.
Depois de descobrir onde surgiu o estilo, o ideal é encontrar o seu. Nada melhor do que ler o “O Livro Negro do Estilo” de Nina Garcia (Editora Best Seller), autora do também ótimo livro “As 100 +” (leia aqui). De negro e macabro o livro não tem nada. Ele é uma compilação de segredos e dicas que a editora de moda da Marie Claire norte-americana reuniu em um pequeno livro, muito bem escrito e ilustrado. Aliás, o termo em inglês – The Black Book of Style – tem esta conotação de segredo, de mistério revelado, mas a tradução em português não foi muito feliz, dando um ar de ocultismo que ele não tem.
Neste livro você fica conhecendo um pouco da história da moda, quais os itens indispensáveis em um guarda-roupa, além de passar por entrevistas com diversas personalidades. Sem contar que tem dicas de como se vestir no primeiro encontro, no trabalho, quando for conhecer os pais do namorado… Tudo de forma bem divertida!
Depois de lerem, vocês me contam o que acharam, tá? Eu devorei cada um deles. Foram muito importantes para mim e aumentaram o meu conhecimento. Espero que auxiliem vocês também.
>>>Por: Renata Ruiz