Com o interesse pela moda cada vez mais evidente no Brasil, uma questão recorrente com a qual me acostumei nos últimos anos _e que volta e meia reaparece nas temporadas de desfiles_ é a seguinte: “que dica você daria para quem quer trabalhar com moda”?
Há várias recomendações possíveis. Estudo, disciplina, paixão, pesquisa. Uma lista extensa, enfim. Mas a mais importante de todas, se tivermos que ficar apenas com uma, é a seguinte: faça sempre a distinção entre o percurso da sua vida e o percurso profissional. Pessoalmente, eu nunca me deixei envolver além da conta pelo mundo da moda. Se você cai nessa cilada, esquece de ser você mesma. O mais importante é se localizar profissionalmente.
Como em todas as outras áreas, na moda as profissões também estão cada vez mais especializadas. Assim, sempre é bom lembrar que quem gosta de moda não precisa necessariamente ficar desenhando roupas. Temos que olhar para todas as janelas possíveis: Desenhar, criar, cortar, modelar, vender, divulgar. Tudo isso é trabalho com moda. Tudo isso pode representar um enorme prazer se essa for, de fato, a vocação que você tiver.
>>>Por: Costanza Pascolato