Que os diamantes são pedras sempre muito desejadas todos sabem. Mas será que você conhece os fatores que determinam seu brilho intenso e valor único? Raridade, cor, tamanho, peso, lapidação… Cada característica tem uma importância na valorização do diamantes, o que gera muitas curiosidades. Veja a seguir as 6 perguntas mais comuns relacionadas a esta pedra preciosa:
1. Por que um diamante pequeno pode custar mais do que um grande?
Já ouviu falar dos 4 C’s dos diamantes? Para se avaliar um diamante, quatro itens são levados em conta: a cor, a pureza, a lapidação e o peso (em inglês, respectivamente, color, clarity, cut, carat – quilate). Há graduações e escalas de padrões internacionais para esses quatro itens. Cruzando-os, os especialistas chegam ao valor de cada uma das pedras colocadas à venda. Assim, um diamante pequeno excepcionalmente incolor (branco) pode custar mais que um diamante grande, de tom marrom.
2. Por que o tamanho de um diamante é dado em quilates ou em pontos? Qual a diferença?
Um quilate equivale a 200 miligramas, o que na prática significa uma pedra grande, difícil de ser encontrada na natureza. Para facilitar, foi criado um sistema de medição em pontos, que subdivide o quilate. Um ponto equivale a 0,01 quilate. Assim, dá para medir pedras menores. O problema é que as pessoas misturam os dois termos e você ouve, com freqüência, alguém dizer que ganhou um anel de noivado de 5 quilates, em vez de dizer “cinco pontos de quilate”. É uma diferença e tanto, claro, pois um diamante de cinco quilates equivale a uma pedra de mais ou menos 11 milímetros de diâmetro, um diamantão. Enquanto um anel de cinco pontos de quilate equivalem a 1,5 milímetro.
3. Um diamante rosa é mais caro do que um diamante branco?
Depende. Depende dos quatro itens mencionados acima: cor, pureza, lapidação e peso. Como os diamantes cor-de-rosa são bem mais raros do que os brancos, é provável que eles sejam mais caros, mas isso não é regra. Rosa, amarelo, azul, verde, vermelho e violeta são cores raras entre os diamantes.
4. Um diamante é para sempre?
O diamante é a pedra mais dura que conhecemos. Só pode ser riscada por um outro diamante. Mas isso não significa que não possam se quebrar. Diamantes quebram, sim. Tome cuidado com o seu!
5. Como saber se um diamante é falso ou verdadeiro?
A resposta só pode ser dada por um laboratório. Hoje em dia, diamantes artificiais, feitos pelo homem, são tão perfeitos que é impossível perceber a diferença a olho nu. Por isso, só compre diamantes em joalherias de confiança, que trabalham com garantia de autenticidade.
6. O correto é dizer brilhante ou diamante?
As duas formas estão corretas, o significado é que é diferente. Diamante é a pedra. Brilhante é um tipo de lapidação, em formato redondo, com 57 facetas, do diamante. É a lapidação mais conhecida e a que produz melhor efeito luminoso, graças aos diversos ângulos.
As joias mostradas nesta matéria estão disponíveis no site www.hstern.com.br e nas lojas físicas HStern, espelhadas pelo Brasil.
Parabéns pelo texto! mt bem explicado!
Quando os mandatários do planeta se debruçarem na leitura desse texto verão o quanto é forte a natureza que sabe conciliar elementos para formar uma estrutura sólida capaz de ser desejada por todos. Na soma da capacidade de cada um poderá ser encontrada a fórmula para solucionar os nossos problemas…
Excelente a explicação. Parabéns!
Muito obrigada, Liliana! Beijos!
Fantástica a explicação ,muito elucidativa obrigada
Essa é mais uma prova da existência de um ser supremo, Deus.
Tenho um brilhante de 6.5 quilates letra m- n vvss1lapidaçao brilhante perfeito. Vc tem noção. Qual é o valor?
Olá, Anderson. Não fazemos avaliações de pedras. Sugerimos procurar um gemólogo de confiança ou uma associação de credibilidade, como o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais.
Valeu a explicação, pois me confudia muito em relação a brilhante e diamante, porem agora sei que diamante é a pedra e brilhante o formato do corte ou seja a lapidação e muito mais brilhante. Obrigada e fica com Deus.
Parabéns pela aula, gosto muito de compra diamante, não entendia a classificação de brilhante e Princess, de hoje em diante em compra passo a ter mais objetividade, visto muito vendedores desconhecer o produto que vende,obrigado.
Embora nunca venha a ter um,fiquei feliz em aprender sobre os diamantes,não sabia que brilhante era lapidação, que existiam outras cores de diamantes, nem que quebravam! parabéns pela objetividade
Eu, Zenaide, quando jovem, trabalhei em uma fabrica, de vidros e cristais. Vem dai, meu amor por lapidação!
Como gostaria de voltar no tempo! Trabalharia com Pedras Preciosas,
sem dúvida! Claro com lapidação! AAAAMMOOOO!!!!
Obrigada! Senhores LAPIDÁRIOS, Parabéns pelo belo trabalho!!
Gostaria de uma ajuda pois achei uma pedra com todas as características de um diamante. Fiz teste do espelho e riscou sem esforço, peguei uma lixa e ele não arranhou. Gostaria que alguem me ajudasse a identificá-lo. Muito obrigado
Olá Luciano, tudo bem? Para saber se a pedra encontrada é um diamante, sugerimos levá-la até um ourives de confiança, para que ele possa fazer uma avaliação. Abraços!
parabéns! amei o texto
Estava com muitas duvidas.Sobre diamantes, e pesos,obrigada pela explicação, adorei.
Ficamos felizes em saber que nosso texto tirou suas dúvidas, Maria Aparecida! Abraços
Otimo me ajudou bastante! Mas ainda tenho uma duvida:diamantes com manchas externas e com minusculas linhas de rachaduras perdem o valor?
Infelizmente sim, pois o que determina o valor do diamante, independente do seu tamanho, é a pureza e integridade da gema.
Vlw muito bom
Parabéns, um texto encantador, aprendi em alguns minutos o que tentava aprender em anos trabalhando em joalheria!
Muito Obrigada
muito bom saber, aqui em casa estava uma discussão se diamante quebra ou não quebra! gratidão!