Aberta ao público a tão esperada exposição Alexander McQueen – Savage Beauty. E com ela o Costume Institute do Metropolitan Museum presta uma homenagem ao designer que morreu no ano passado. O fato da noiva do ano ter usado McQueen com certeza só adicionou mais frisson! Aliás, correu um boato de que o vestido teria sido enviado para NY imediatamente após o casamento. A exposição contém cerca de 100 looks agrupados por temas e representam todas as coleções desenvolvidas pelo estilista, incluindo sua coleção de formatura da Saint Martins.
O curador Andrew Bolton comentou sobre a dificuldade que teve para encontrar estas primeiras peças desenvolvidas pelo designer, contando com a generosidade de amigos e até modelos que participaram de seus primeiros desfiles. É um privilégio ver cada look de perto, pois mesmo que alguém não goste de seu estilo, sua técnica é indiscutível. O detalhe de cada prega, de cada costura, dos materiais utilizados é realmente de deixar qualquer um de boca aberta.
Uma das galerias é dedicada aos acessórios e enfeites que acompanhavam seus desfiles. Brincos e argolas gigantes, colares que mais parecem objetos de tortura, enfeites de cabelo com chifres, sapatos com plataformas futurísticas como o Armadillo Shoe (foto acima) e muito mais.
A exibição está separada em 6 temas:
The Romantic Mind – foco na sua habilidade técnica (alfaiataria) com jaquetas e vestidos incríveis.
Romantic Gothic – inspirado pelo período vitoriano mas com pegada “bondage”.
Romantic Nationalism – sua fascinação pela história inglesa e suas raízes escocesas com muito xadrez (tartan).
Romantic Exoticism – a influência de outras culturas
Romantic Primitivism – explora o primitivismo.
Romantic Naturalism – utiliza materiais naturais como fios de cabelo, palha, conchas etc
Além dos modelos, esta é uma oportunidade de ver alguns clips de seus desfiles, sempre espetáculos. Está lá o famoso holograma com Kate Moss flutuando em pleno ar. Só as roupas são suficientes para deixar qualquer um encantado com a criatividade de Alexander McQueen. Mas, desta vez , o Costume Institute foi além, pois toda a instalação das galerias é um espetáculo à parte e totalmente integrada aos temas ali representados. Madeira, espelhos e música criam mais impacto ainda. Não é à toa que o museu em apenas 2 dias recebeu um número record de visitantes.
Ah, importante: a lojinha do museu criou uma série de mercadorias: o catálogo (com capa de holograma que você vê na imagem que abre este post), T-shirts, carteiras com fecho de caveira e até uma miniatura do famoso Armadilo Shoe. Se você está em NY pode incluir na sua lista de programas imperdíveis!
Confira aqui imagens e vídeos da exposição: http://blog.metmuseum.org/alexandermcqueen/about
Até 31 julho de 2011
Metropolitan Museum of Art
1000 5th Avenue – Nova York