A cada pouco um leitor do blog pergunta sobre como fixar pérolas, se é recomendável usar cola e o que fazer se uma delas cai. Ouvi um especialista da H.Stern, Marcos Munhon. Vamos às dicas? Ele dividiu as pérolas em três grupos:
1 – Pérola furada de lado a lado:
Usada principalmente nos colares, essa pérola é presa por um fio, com um nozinho entre elas, para evitar que raspem uma na outra e descasquem. O recomendável é trocar o fio, geralmente de algodão, de 2 em 2 anos, pois o fio escurece e também pode romper-se. Há casos de pérolas furadas de lado a lado em pendentes ou brincos (foto abaixo) e, nesse caso, são atravessadas por um fio de ouro. Dificilmente se soltam. Mas se isso acontecer, o conserto é trabalho para um ourives.
2 – Pérola furada de um lado só:
São normalmente usadas em brincos, tipo solitário, ou em anéis. O furo é feito até a metade da pérola. A broca usada deixa o interior do furo um pouco áspero para que a cola especial consiga aderir melhor. O pino onde encaixa-se esta pérola (seja em brincos ou no anel) será de ouro, ligeiramente menor do que o furo da pérola e com ranhuras ou espirais (mais uma vez, para ajudar a aderência da cola). Tanto o furo da pérola quanto o pino de metal devem estar 100% limpos e isentos de sujeiras, pó, gorduras. A cola usada é à base de Epoxi (base e catalizador), e aplicada com uma pistola especial somente por profissional habilitado. A cola tipo Superbonder não é recomendável. Por que? É que a cola tipo Epoxi é mais flexível que a Superbonder, o que significa que permitirá que ocorram choques acidentais (o anel ou o brinco batendo aqui e ali, coisa normal de acontecer) sem que a pérola se solte. A superbonder é vítria e freqüentemente se “quebra” com choques, deixando a pérola cair sem aviso prévio. Mas é claro que, mesmo usando cola Epóxi, é possível que a pérola volte a cair com o tempo. Se você tem uma joia assim e a pérola descolou, leve a uma joalheria. É preciso habilidade para não deixar a cola vazar além do furinho. Se isso acontece, adeus superfície nacarada (e delicada) da pérola!
3 – Sem furos
Ocorre quando as pérolas têm tamanho e formatos inusitados. O uso será por apoio em uma superfície que “abrace” a pérola, podendo ser fixada com garras e grifas. Mesmo quando há garras ou grifas, pode-se usar a cola tipo Epoxi para aumentar a segurança. Se não há garras, é certo que a pérola foi fixada com cola e, se cair, é preciso levar a joia à joalheria.
>>> Por Roberta Rossetto