Tenho uma lembrança carinhosa desta estampa. Ela lembra muito a minha mãe, pois na década de 80 ela usava muito. Lembro de um vestido que ela tinha com fundo branco e esta estampa, que pra mim, na época, lembrava as amebas dos livros do meu pai (meu pai é médico e na realidade não eram amebas, e sim leucócitos e glóbulos vermelhos, mas deixa pra lá). Para mim, esta estampa está associada a estas lembranças boas, de momentos em que eu ficava com meus pais.
Memórias a parte, esta estampa lembra o formato do símbolo Yin Yang e motivos indianos. Seu nome é originário da cidade escocesa de Paisley, que ficou famosa por fabricar esta estampa. Na realidade, esta estampa veio mesmo da Caxemira, região que fica entre a Índia, China e Paquistão. Aí você percebe a influência oriental.
As indústrias da cidade de Paisley adotaram estes motivos cônicos e começaram a fabricar xales quadrados nos tons de vermelho e marrom. Na década de 80, como já mencionei acima, esta estampa ficou muito famosa e foi muito utilizada.
Com o tempo, ela perdeu força mas podia ser vista com frequencia nas bandanas dos motociclistas e roqueiros. Hoje ela está aí, aparecendo em coleções como da Prada, Chole, Kenzo, entre outras.
Se você quer se preparar e já entrar nesta moda, vou auxiliar com alguns looks. Este primeiro é ideal para usar no trabalho, já que a estampa aparece em tons terrosos e não chocam muito o ambiente profissional.
***************
***************
Para quem prefere a estampa mais miúda, a ideia é usar a estampa em um vestido com acessórios em tons neutros. A estampa é tão discreta que quase nem aparece.
***************
Há quem goste de misturar estampas e você pode fazer isto com a Paisley. Uma sugestão é usar um top em tons mais fortes e na parte de baixo optar pelos neutros. Se você notar não dá nem para nem perceber a estampa do shorts. Para os acessórios, opte por tons neutros. Como é uma regata, coloquei um cardigã de algodão para quem não gosta de ficar com os ombros a mostra.
***************
Para finalizar um look para noite mas em tons neutros, puxando para o preto e branco. Com esta blusa mais larguinha, sugiro uma skinny e sandálias de salto alto para deixar mais elegante.
>>> Por Renata Ruiz