Cresci rodeada por estampas, pois minha mãe usava muito devido à influência dos anos 70. No entanto, ouvi muitas vezes que não se pode misturá-las, que é preciso tomar cuidado no uso, que engordam… Tanta coisa, que acabei me afastando delas. Mas de um tempo para cá, houve uma reaproximação entre nós!
Comecei arriscando com as mais discretas, sempre na parte de cima, algumas de bicho, até que cheguei a um cardigã animal print que hoje eu amo! O meu exagero neste último inverno foi comprar um vestido todo estampado em tons de verde militar. Não é aquela estampa chamativa, mas comecei a entrar mais a fundo na onda.
Por que estou falando disso tudo? Porque, hoje, misturar estampas está em alta e eu preciso acostumar o meu olhar a isso. Na verdade, ele já está ok. O meu guarda-roupas é que ainda está engatinhando. E esse post pode ser um empurrãozinho para adereir de vez à tendência!
Muitos têm medo de misturar estampas, mas o segredo está em criar uma harmonia, seja de cores como também de padronagens. Na nova estação, veremos muito essa tendência. Já comecei a falar um pouco dela aqui no blog AdoroJoias, onde você consegue um bom apanhado disso. Mas com certeza continuarei a falar porque o assunto parece inesgotável!
Quando comecei a usar ou misturar estampas, iniciei pelo básico preto e branco, criando ilusões gráficas interessantes. A primeira regra para quem quer começar, portanto, é misturar esses tons. Com certeza você irá criar efeitos simpáticos e mais discretos.
Estampa floral com listras também está com tudo. Vi em muitos editoriais e lookbooks a combinação destas duas padronagens. Para quem está acima do peso, misture estampas florais miúdas e em tons monocromáticos. Mas fuja das listras!
Outra mistura interessante para as listras (já falei delas no post sobre as listras da Prada) é usá-las com bolinhas, os poás (dos quais também já falei), e também com o xadrez. Pode parecer estranho, mas o look fica bem moderno.
O animal print continua por aí, seja em tons mais sóbrios ou mais coloridos. Apenas tome cuidado ao misturá-los para não ficar com um look vulgar. Muitos misturam os animais entre si e costuma fica bem interessante. Então, inpire-se nos looks do post e ouse!
>>> Por Renata Ruiz