O bom do Brasil visto através de lentes alemãs
24 de novembro de 2009

Esqueça o samba, o Carnaval e o futebol. Sim, eles são belos exemplares da alegria e da criatividade nacional, mas nada como um olhar estrangeiro jovem e renovado para enxergar as riquezas brasileiras além dos manjados estereótipos. Foi com este espírito desbravador que a equipe de “Karen in Action“, um seriado juvenil da televisão alemã, aproveitou sua passagem pelo Brasil este mês.

O programa do canal Bayerischer Rundfunk, da Baviera germânica, tem como protagonista a garota Karen Markwardt, que viaja o mundo explorando maravilhas e curiosidades de diversas culturas para apresentá-las aos jovens de seu país. No Brasil, Karen e sua equipe quiseram desvendar o mundo da criação das tão cobiçadas joias nacionais: da extração das pedras preciosas nas minas à produção da peça.

E assim foi feito: equipamentos de proteção a postos, a turma visitou uma mina de turmalinas de um parceiro da H.Stern, na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais. Deu pra ver como a turmalina, pedra com maior variedade de cores (só na coleção H.Stern encontram-se mais de 1000 tonalidades!) é extraída da natureza.

Pedra escolhida em mãos, Karen e sua trupe seguiram para o Rio de Janeiro onde, nas oficinas da H.Stern em Ipanema, fizeram aquela gema ganhar a forma de uma joia. Depois de assistir atentamente às orientações de um experiente lapidário, a apresentadora colocou a mão na massa para criar as facetas que dariam brilho à pedra bruta (fotos). E sentiu na pele a complexidade do trabalho: foi uma tarde inteira, mais de cinco horas só nesta etapa!

A cada passo, Karen pedia explicações ao técnico para mostrar aos seus telespectadores os segredos do que estava fazendo… todo cuidado era pouco para que um corte mal calculado não jogasse todo o seu trabalho fora. Claro: as experiências de Karen na arte da lapidação foram feitas em uma pedra de baixo valor. Afinal, uma gema preciosa nas mãos de um amador seria perda na certa!

 Lapidacao

Depois de ver sua turmalina devidamente lapidada, a equipe alemã seguiu caminho pelo departamento de criação da H.Stern, onde aprendeu um pouco sobre o processo criativo da marca. Com um desenho em mãos, partiram para montar a pedra em uma base de ouro nas oficinas de ourivesaria. Foi mais uma longa aula e horas de trabalho manual até que se chegasse à joia de Karen. Ufa!

As longas gravações serão agora editadas em um capítulo de 30 minutos e farão parte de uma série de três episódios sobre o Brasil, ainda sem data confirmada para ir ao ar.

E, claro, nem só de H.Stern se faz a programação. No segundo capítulo, Karen apresentará aos jovens telespectadores alemães as praias do Rio de Janeiro e as diversas formas de esporte praticadas por crianças de comunidades cariocas. E, para completar a  viagem ao Brasil, um terceiro episódio passa pela cidade de Manaus e segue viagem de barco pelo Rio Amazonas, mostrando as riquezas da fauna e da flora do Pantanal. >>> Roberta Rossetto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *