Você conhece os diferentes tipos e formatos de lapidação de diamantes e outras pedras preciosas?
16 de Janeiro de 2020

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diversas formas e lapidações que uma pedra preciosa pode ter. Não se engane achando que qualquer diamante pode ser chamado de “brilhante”. Há ainda quem acredite que o brilhante seja simplesmente qualquer diamante que seja lapidado. Por isso, este post irá explicar por que essa denominação, em alguns casos, pode ser equivocada.

Começando do básico: por que devemos lapidar uma pedra? Porque é esse processo que evidencia a beleza delas, na maioria das vezes. Antes disso, no estado bruto, elas podem até passar despercebidas por olhos leigos. O objetivo da lapidação é mostrar as melhores características da gema, levando em consideração sua cor, clareza (pureza) e peso, tornando-a mais brilhante e valiosa.

tipos-de-lapidação-diamantes-pedras
Diferentes tipos de lapidação e formato de pedras

Atualmente, as lapidações mais populares no mundo da joalheria podem ser divididas em duas grandes categorias: as facetadas e os cabochons (lisas). Tem ainda a lapidação mista, que compreende duas variedades na mesma pedra, com uma parte dela lisa e a outra facetada ou em degraus. Veja a seguir mais detalhes sobre lapidações específicas:

A lapidação brilhante, de formato redondo, é a mais popular para os diamantes e diversas outras pedras em anéis e brincos solitários. Suas exatas 57 facetas asseguram que o máximo de luz seja refletido, criando brilho em todos os ângulos da joia. O anel Stern Noble é um bom exemplo na HStern: todos seus diamantes são brilhantes em tamanhos diferentes.

tipos-de-lapidação-diamantes-hstern-stern-noble2

Degrau é um outro tipo de lapidação bem aceita, formada por vários desníveis paralelos nas laterais da gema preciosa – como já diz o próprio nome! Os cantos mais frágeis da pedra bruta podem ser removidos, criando formatos octogonais, como no caso da citrino no anel Highlight, veja:

lapidação-degraus-anel-hstern

Já as pedras com lapidação mista normalmente são arredondadas no contorno, com a parte de cima facetada como o brilhante, e a de baixo em degraus.

Na HStern, um time de criação busca detalhes que façam a diferença no reflexo das joias. Um bom exemplo disso é a lapidação facetada exclusiva que foi aplicada aos cristais de rocha da coleção Gravity by HStern. Cada joia recebe um formato de pedra diferente e a adição de brilhantes ou pérolas!

joias-gravity-by-hstern-lapidação-cristais

Na lapidação lisa, o principal representante é o cabochon (cabochão, em português), que é um talhe simples usado para exibir as cores e os efeitos óticos de pedras preciosas. A parte superior é lapidada de forma arredondada, e a inferior é plana ou levemente convexa, vista claramente nas joias de cristal de rocha da coleção Pedras Roladas.

lapidação-cristais-pedras-roladas-hstern

 

Para cada um dos tipos de lapidação (brilhante, degrau, cabochon, mista, etc) existe uma série de formas e contornos: redonda, ovalada, triangular, hexagonal, baguette, french-cut, navette (que lembra um “barco”), briolette, entre muitas outras. É importante não confundir tipo de lapidação com formato (corte), pois duas gemas de mesma origem podem ter cortes e formatos distintos. Por exemplo: um diamante com formato quadrado e lapidação princess e outro com forma de gota e lapidação brilhante.

Tipos e formatos de lapidação
Tipos e formatos de lapidação

Esperamos que este post tenha esclarecido muitas dúvidas! As joias apresentadas nessa matéria estão à venda no site www.hstern.com.br e também nas lojas físicas de todo o Brasil.

Agora queremos saber: que outros temas relacionados a joias vocês gostariam que fossem abordados aqui no blog? Comente!

4 thoughts on “Você conhece os diferentes tipos e formatos de lapidação de diamantes e outras pedras preciosas?

  1. Jóias, encantador, mexe com emoções, sentimentos idéia de eternidade…
    Obrigada pela singularidade das informações. Apesar de ter essa cultura ou melhor por não possuí-las por falta de recursos, a objetividade das informações me foi peculiar. Hoje começo trabalhar numa joalheria, e me sinto mais segura com essas informações. Muito obrigada de coração. Deus seja convosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *