Margaret Mee e a riqueza da flora amazônica: das joias ao cinema
26 de Abril de 2013

Estreia hoje em todo o Brasil o documentário “Margaret Mee e a flor da lua”, que mostra a vida e a obra da ilustradora botânica inglesa Margaret Mee, uma das mais importantes artistas do século XX.

CARTAZ_MARGATEMEE_270912

Nascida em 1909, Mee especializou-se em plantas da Amazônia brasileira. Formada em pintura e design, mudou-se para o Brasil em 1952 e acabou se tornando uma artista de botânica, explorando a floresta tropical, pintando as plantas que via e colecionando outras para posterior ilustração. Criou cerca de quatrocentas pranchas de ilustrações em guache, quarenta sketchbooks e quinze diários. A ilustradora morreu na Inglaterra em 1988 em um acidente de automóvel.

Sua vasta – e bela – obra também contribuiu com pioneirismo para o universo da Joalheria. Em 1992, a H.Stern lançou uma belíssima coleção de joias inspirada em sua arte: a Margaret Mee Collection, que hoje integra o acervo da marca.

detalhe-folder-01

Treze espécies da flora brasileira, entre as centenas documentadas pela artista em suas expedições à Amazônia inspiraram a criação de 58 modelos de joias. Brincos, colares, broches e anéis de ouro amarelo com detalhes em esmalte, diamantes e pérolas foram desenvolvidos a partir de seus preciosos desenhos, feitos em aquarela.

Parte do valor de cada uma das joias vendidas foi doada à Fundação Botânica Margaret Mee, que divulga até hoje a filosofia da artista e também seleciona e administra bolsas de estudo para botânicos, biólogos e aquarelistas empenhados em conhecer melhor a flora brasileira e assim ajudar a preservá-la.

Detalhe do folder da Margaret Mee Collection. Fonte: Acervo H.Stern

Detalhe do folder de 1992 da Margaret Mee Collection. Fonte: Acervo H.Stern

Margaret Mee foi uma personalidade notável, com uma visão muito além de sua época e que mostrou ao mundo, com muita paixão, a diversidade e a beleza da flora amazônica, deixando um incrível legado para a Botânica, as Artes e também para a Joalheira!

Confira o trailer do documentário:

7 thoughts on “Margaret Mee e a riqueza da flora amazônica: das joias ao cinema

  1. Oi,
    Adorei essa nota… segunda feira vou dividir no meu blog tb! Tem tudo a ver comigo, com inspiração na natureza. Meu blog se chama Animal Chic (www.bloganimalchic.com), um blog inspirado na beleza natural. Porque na natureza não tem brega.
    Beijos, Ju Diniz

  2. Essa mulher talentosa merece mesmo ser homenageada. Espero que a H Stern, aproveitando a oportunidade, lance novamente pelo menos algumas dessas jóias maravilhosas.

  3. Uma sugestão que deve ser acatada urgentemente pela H. Stern.
    Ter o site oficial ATUALIZADO, com fotos RECENTES e com loja virtual. O site em funcionamento é deficiente, inibe a compra e totalmente desatualizado.
    Já deixei de comprar alguns itens por conta disso.

    Atualizem-se, por favor! A H. Stern não merece esse desleixo!

  4. Adoro tudo no site, tem bom gosto e é atualizado! Assim como o visual é clean e traz boas informações! Amo jóias e amei o site!abraços! ana lúcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *