Costanza Pascolato, a expert em moda e estilo, lançou recentemente a segunda edição de seu livro O Essencial – O que você precisa saber para viver com mais estilo, pela editora Jaboticaba.
Com linguagem e informações atualizadas, Costanza usa sua experiência e bom gosto para dar dicas preciosas de como a mulher elegante deve conhecer e apostar no seu estilo pessoal, escolhendo as roupas e acessórios que lhe valorizem e que sejam adequados à sua personalidade. “Não interessa se está na moda, se as revistas não param de falar sobre o assunto: se não fica bem em você, não use” , aconselha.
No capítulo “acessório” , ela bem esclarece, não é acessório! “Nada deixa um visual mais contemporâneo do que o acessório certo”. O tema joias, obviamente, mereceu especial atenção de nossa parte. E, como já era de se esperar, Costanza solta algumas dicas preciosas – verdadeiras pérolas. Uma delas é a seguinte: “Não existe mais o modelo do combinandinho, diversas peças obedecendo a um mesmo modelo; colar que é igual ao anel, que é igual à pulseira, etc. Você pode fazer muitas misturas, prestando atenção no equilíbrio.”
Concordamos plenamente com ela, que aliás é demonstração mais real desta regra-não-regra. Costanza é mestre em fazer combinações inusitadas que resultam em visuais absolutamente lindos e elegantes. O que dizer das composições cheias de personalidade que ela faz, usando o colar Fluid Gold H.Stern – um fio maleável de 3 metros de ouro amarelo – com suas joias de família, cordões de ouro branco e rivieras de diamante?
E quem poderia discordar que a combinação de um anel Stars com outro, da coleção Rock Season, ficou simplesmente perfeita. São duas coleções de design e inspirações diferentes, mas ambas se harmonizam pelos tons do Ouro Nobre escurecido e diamantes cognac, que garantem o estilo rock’n’roll. Mix perfeito para dar o toque de ousadia a um look clássico e elegante.
Costanza também divide com sua leitora algumas recomendações básicas sobre a escolha ideal de joias de acordo com o tipo físico de cada mulher, como conceitos de proporção: “recomenda-se que mulheres pequenas evitem brincos grandes, pulseiras muito largas, anéis imensos”, mas faz uma ressalva importante: “a não ser que você seja uma baixinha com temperamento gigante”. Outro toque é com relação aos colares que, segundo ela, devem ser usados em versões mais longas por mulheres de pescoço mais curto. Quem tem formas mais longilíneas, aí sim, pode apostar também nos formatos mais curtos e parrudos.
A especialista ainda recomenda que joias devem ser confortáveis, agradáveis ao toque, que gerem prazer ao vestir e cubram a mulher de autogratificação. E, acima de tudo, que joias contemporâneas devem ser versáteis, adequadas à rotina e aos hábitos da mulher, para de fato contribuir para compor o seu estilo pessoal. São estes conceitos que mantém a parceria entre Costanza e H.Stern plena há mais de 2 décadas, pois eles também são seguidos à risca por nossa equipe de criação.
Estas e muitas outras orientações valiosas de Costanza Pascolato integram o conteúdo de O Essencial – 2ª edição, à venda nas livrarias de todo o país. Recomendamos.
>>> Por AdoroJoias
Olá, perfeita matéria sobre jóias!