Judit Polgar, da Hungria, é considerada a melhor jogadora da história do xadrez feminino. Ela, que é uma das personagens da nova campanha H.Stern “Histórias de Vidas Assinadas”, aprendeu a jogar em família desde os 5 anos de idade, junto das duas irmãs mais velhas, Susan e Sofia, também campeãs. Seus pais haviam decidido que suas meninas não iriam para a escola, mas seriam educadas em casa, através de métodos não tradicionais e, em especial, das estratégias estudadas sobre os tabuleiros.
A escolha ousada rendeu frutos e, aos 9 anos, Judit conquistou seu primeiro torneio internacional. Muitos outros êxitos vieram na sequência, incluindo vitórias homéricas sobre os consagrados campeões masculinos em atividade. Foi campeã olímpica duas vezes e, aos 15 anos, quebrou o recorde de Bobby Fischer, tornando-se a mais jovem Grandmaster do tabuleiro. Depois de figurar como a número 1 no ranking do mundo por mais de 25 anos, foi premiada com um recorde do Guinness book por sua conquista excepcional.
Em 2014, aos 38 anos e após ganhar a medalha de prata na Olimpíada de Xadrez, Judit anunciou sua aposentadoria das competições como jogadora, para se dedicar à sua paixão de outras maneiras. Hoje é a principal organizadora do Festival anual Global de Xadrez e autora de livros premiados para jogadores profissionais e crianças. Sua missão é promover o jogo, inspirar as gerações mais jovens e fazer a diferença na educação.
Assista ao vídeo e saiba mais:
Histórias como essa merecem ser divulgada. Obrigada.