Muitas pessoas me perguntam sobre como limpar joias. É uma dúvida recorrente e importante já que, quem tem pedras de verdade, deseja que elas estejam sempre o mais limpas possível.
No passado, quando viajava, costumava pesquisar, comprar e experimentar produtos especiais anunciados para esse fim específico, o de limpar joias e pedras. Aos poucos esses produtos foram desaparecendo do mercado, provavelmente com as descobertas de informações mais naturalmente e ecologicamente corretas, que os inviabilizaram.
Adoto hoje a técnica mais simples e mais recomendada de todas. Trata-se da mesma, aliás, que é consenso entre os especialistas aqui da H.Stern e entre os vendedores com quem converso quando vou às lojas. A dica: no dia a dia, apenas uma flanela limpa e seca é suficiente. Quando necessário, ou seja, bem eventualmente, água e o mínimo de detergente neutro se houver algum resquício de gordura, maquiagem ou sujeirinha aparente (mas isso não vale para pérolas, que são porosas). Nada de produtos químicos, portanto.
Em tempo: se você ainda não tem um acervo para cuidar e limpar, não gaste seu tempo limpando bijoux, inclusive porque elas sempre ficam mais bonitas quando tem o aspecto mais envelhecido, que revela longo uso.
Por: Costanza Pascolato
Leia Também: >>> Como cuidar de pérolas