Imagine você sentada em sua mesa, em um ambiente moderno de alta tecnologia, em um centro urbano superagitado, quando entra uma pessoa de chinelo, bermudão e camiseta rasgada. O que você vai pensar dela? Ela pode ter milhões na conta bancária, mas tenho certeza de que a aparência não vai te passar uma imagem positiva.
Muitos especialistas afirmam que a aparência influencia no ambiente de trabalho. Não estou dizendo que você precisa ser uma top model, mas os cuidados com a aparência e com a saúde são muito importantes para ampliar suas chances num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Você precisa cuidar bem de suas roupas e, principalmente, vestir o que for apropriado para o estilo da empresa. Por exemplo: Se estamos falando de um escritório de advocacia, um banco ou um local formal, homens vão de terno, mulheres de tailleur. Nada de usar roupas muito decotadas, transparentes ou chamativas.
Para ambientes formais, um vestido comportado e joias discretas também são recomendadas, sejam de ouro branco ou ouro amarelo. Como nesse look abaixo, que está bem atual e tem até um toquezinho diferente, por conta da cor da bolsa e da amarração do cinto do sobretudo:
Agora, se o ambiente for uma agência de publicidade, por exemplo, um jeans escuro, uma camisa e até uma bolsa de caveirinha caem bem e não chocam os colegas. Joias maiores, mais chamativas, mas sem exageros, também funcionam:
Se você está ainda na fase de entrevistas e tem dúvidas sobre o dress code usado na empresa, pergunte. Assim, chegará no primeiro dia já vestida adequadamente, sem exageros. E nada de descuidar dos cabelos, barba e da saúde bucal, pois eles também contam. Não é somente estar com as melhores roupas. Afinal, cuidar de sua saúde reflete diretamente na sua aparência e dá uma boa ideia do como anda a sua autoestima.
>>>Por: Renata Ruiz