Muito em voga nos anos 60, o tie-dye era associado aos hippies. Hoje, ele volta moderno e luxuoso, bem distante desta imagem transgressora e de roupas não muito elegantes.
O tie-dye é uma técnica de tingimento, pelo qual pequenos pedaços de tecido são amarrados com linha, evitando que a cor, ao tingir o tecido, passe por estas partes, formando padrões irregulares. A tradução do nome é amarrar e tingir.
Depois dos hippies, nos anos 80, foi a vez dos surfistas. Elas usavam em camisetas, shorts e bermuda, e por isto, muitas pessoas associam este tipo de roupa ao estilo surfista, torcendo o nariz.
Mas ele está de volta em produções modernas e glamurosas nesta primavera-verão. Aliás, já vem dando sinais de que veio para ficar. Às vezes com padronagens bem coloridas ou muitas vezes discretas. Há até vestidos de festa tie-dye! Então, ele não é tão ruim assim, né?
E tem mais: você não encontra o tie-dye somente em roupas, mas também em acessórios como sapatos, bolsas, echarpes, tudo para você dar uma alegrada em seu visual.
Para você ter uma ideia de look, criei este bem simples com um vestido longo tie-dye. Ele tem um ar bem praia, bem verão. Esta é uma opção clássica.
Mas o tie-dye não fica somente em peças informais. A padronagem dele pode ser aplicada em outros tipos de tecidos ou até na mistura de brilhos, como neste vestido de paetês. Com certeza você poderá usá-lo em uma ocasião especial como uma festa, um casamento ou um jantar.
Neste último look, eu usei o vestido longo em tie-dye da Tigresse, com uma produção também para a noite, mas que não precisa ser um evento formal. Você pode sair para jantar, ir a uma festa com os amigos ou mesmo um coquetel, teatro etc.
>>> Por Renata Ruiz