Se você acredita nos poderes das pedras, vai gostar de saber que a ônix é conhecida por atrair as energias negativas, absorvendo-as e dissolvendo-as. Legal, né? Essa pedra pertence à família dos quartzos microcristalinos. Nas joias, as pedras inteiramente pretas são mais usuais. Mas existem ônix listradas de marrom e branco ou de preto e branco.
Desde os tempos do Egito Antigo, a ônix é conhecida por seus supostos poderes espirituais. Os gregos achavam que ela garantia poderes sobre o parceiro amoroso. Entre os romanos, era uma pedra de proteção que ajudava a ter clareza na hora de tomar decisões.
Entre os romanos, a ônix se tornou bem popular por ser usada para esculpir selos – aqueles que vemos nos filmes, usados para marcar a cera e fechar as correspondências. Como é uma pedra relativamente fácil de ser esculpida, ela passou a ser usada, no século 19, como matéria-prima para a criação dos famosos camafeus.
Abaixo, maxianel de ônix preta e maxianel branco, de madrepérola (que não é uma pedra, mas isso é assunto pra outro post). Ambos anéis têm detalhe de diamantes. Coleção Ancient America, inspirados nas formas do casco das tartarugas:
>>> Por: Roberta Rossetto