Outro dia me perguntaram: o que é se vestir bem? Pensei, pensei e respondi “é ter estilo”. Mas o que é ter estilo exatamente? Como disse Coco Chanel, a moda passa, mas o estilo permanece. E isso já nos mostra que tendências vêm e vão, desfiles são apresentados, mas o que importa é o seu bom senso de adaptar tudo para o seu jeito de ser.
E como conseguir se vestir bem? Por que algumas atrizes de Hollywood estão sempre bem vestidas? Claro, elas têm mil assessores e um consultor de moda ou stylist prontos a ajudá-las. E você, eu, o que temos? Apenas um armário de roupas e um espelho para nos ajudar (ou julgar).
Sempre digo, antes de qualquer coisa: você precisa conhecer o seu estilo para se vestir bem. Para conhecê-lo, você precisa saber do que gosta, se você segue uma linha clássica, rocker, romântica ou casual. Como descobrir?
Primeiro: você precisa reconhecer o seu estilo. Como fazer? Referências, procure referências. Folheie revistas e veja os editorias, o que as celebridades estão usando e separe tudo o que te agrada. Veja quais as marcas que mais se assemelham com a sua personalidade. É uma brincadeira de recorta e cola mesmo. Recorte tudo o que te agrada e cole em uma folha de sulfite, por exemplo, o que combina com você.
Depois de procurar estas referências, você terá que verificar qual o estilo que mais se aproxima do que você encontrou pra você. Há várias denomimações, não há uma classificação padrão de estilo.
Compilei alguns estilos que aprendi nas aulas da consultora de moda Manu Carvalho com outros que eu andei pesquisando em livros de moda, como os das revistas InStyle USA e Harper’s Bazaar. Vamos lá:
Estilo Esportivo/Casual: aquele que tem um visual despojado, prático. O look essencial pra você é jeans com camiseta branca. Preza pelo conforto, simplicidade e equilíbrio.
♦ ♦ ♦
Estilo clássico: compõe um visual mais sério e conservador, aprecia produtos de boa qualidade e durabilidade. É uma pessoa que costuma ir aos mesmo lugares, uma mulher bem resolvida, focada e séria.
♦ ♦ ♦
Estilo romântico: gosta de um visual feminino, suave e delicado. É uma mulher que gosta de valorizar o corpo, mas não de forma vulgar. Gosta muito de estampas florais e babados.
♦ ♦ ♦
Estilo sexy: ao contrário do romântico, é um visual exuberante, que está muito atento ao corpo. É aquela mulher que nasceu para brilhar, forte e decidida.
♦ ♦ ♦
Estilo Rock/Punk: como o próprio nome já diz, é aquela que se influencia por este tipo de música, que gosta da estética rock, com muito preto, branco, metais e couro.
♦ ♦ ♦
Estilo hippie chic: gosta também da estética dos anos 70, gosta de materiais naturais, estampas, roupas fluidas e tem o espírito livre e muito espiritualista.
♦ ♦ ♦
Estilo criativo: gosta de misturar tendências atuais com roupas de época. É uma pessoa antenada e que ama moda.
Como esta diretriz fica mais fácil não? Uma coisa, você pode ter apenas um destes estilos ou misturar dois, por exemplo. Eu gosto muito da estética rock/punk e costumo misturar com elementos clássicos para compor um visual mais urbano e contemporâneo. E você? Qual o seu?
Como Nina Garcia já disse, e reforçando mais um pouco, “o estilo é igual a sua personalidade, você transparece em suas roupas o que você quer transmitir para os outros. “ Com estilo, você diz ao mundo quem você é!”.
>>> Por: Renata Ruiz