Vera Wang posou para uma foto da Harper’s Bazaar americana com um de seus vestidos e um bracelete Lizard de diamantes e cristal de rocha. Numa limusine, na companhia de dois cãezinhos Lulu da Pomerânia e com esse bracelete…. ela é a perfeita imagem da mulher poderosa! E ela é poderosa mesmo, uma empreendedora que serve de inspiração para muita gente.
Vera nasceu em Nova York numa família de prósperos imigrantes chineses. Cresceu no elegante bairro do Upper East Side até sua entrada para universidade da Sorbone em Paris. Mais tarde, voltou aos Estados Unidos para terminar a sua formação em História da Arte, em 1971. Depois, Vera trabalhou na revista Vogue onde, com apenas um ano de casa, foi promovida à editora sênior. Ficou na função por 15 anos. Em 1987, deixou a redação da revista para ser a diretora de criação da grife Ralph Lauren.
Quando chegou a época de seu casamento, depois de ter revirado Nova York sem ter encontrado opções que atendessem seu gosto, a experiente Vera desenhou e mandou fazer seu próprio vestido num costureiro. Acabou descobrindo um nicho de mercado bem promissor. Com a ajuda financeira de seu pai, Vera abriu uma boutique só para noivas no prestigioso Hotel Carlyle, na Madison avenue, em Nova York.
A própria marca de sofisticados vestidos para casamento foi um passo para que ela fizesse também vestidos de noite. Nas cerimônias do Oscar, seus vestidos já foram usados por famosas como Halle Berry, Goldie Hawn, Charlize Theron, Anjelica Huston e Meg Ryan.
Vera Wang tornou-se uma marca de prestígio que vai além dos artigos para casamento e englobam acessórios, perfumes e objetos para a casa. Neste último item, Vera tem o cuidado de eleger ateliês importantes, tais como a de porcelana inglesa Wedgewood, que são usadas para manufaturar sua coleção exclusiva de louças para jantar.
Em 1996, Vera Wang foi eleita como membro do prestigioso CFDA – Conselho dos Fashion Designers da América e em 2005 o CDFA selecionou Vera Wang como a “Womenswear Designer of the Year”, prêmio máximo para a moda feminina desta instituição. Hoje, suas coleções conquistaram as mais altas posições no mercado de luxo internacional.
>>> Por: Christian Hallot
Leia também: Salamandras, pra ter muuuita sorte