Para quem curte design, o Rio de Janeiro abriga, este mês, uma mostra bem interessante. A Rio + Design está sendo aberta ao público hoje, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, a bela sede da Assembléia Legislativa carioca no centro da cidade.
A mostra reúne mais de 50 itens de designers cariocas contemporâneos, com especial foco no design industrial. É uma iniciativa do Governo do Estado e da Federação da Indústrias do Rio de Janeiro para estimular o ensino de design no estado.
Quem passar por lá, pode ver algumas criações de consagrados designers de móveis e interiores como Sérgio Rodrigues, Zanini de Zanine e Índio da Costa. Este último, aliás, assina assina o projeto cenográfico do evento.
A mostra também reserva espaço para o design de joias e a H.Stern está representada lá com uma pequena exposição das joias da recém-lançada coleção inspirada em desenhos de Roberto Burle Marx, criados originalmente nos anos 60 – desenhos, aliás, que também integram o show.
Ontem nosso colaborador Christian Hallot esteve no evento de pré-abertura da exposição e assistiu às palestras do expert Guto Indio da Costa, que falou da importância do valor econômico do design, e de Ricardo Leite, que abordou as Tendências do Design para o Mundo e para o Rio.
Ricardo explicou a importância do design para dar valor ao produto e como isto pode ser uma política de uma empresa, de uma cidade e de um país inteiro. “Ele citou uma frase proferida por Margareth Tatcher que dizia em 1983 ‘Design or Decline’ para envolver o design em toda a indústria Inglesa”, registrou Christian. “De lá para cá, não há produto feito na Inglaterra que não envolva design.” Segundo Ricardo, na ocasião foram dados créditos do governo até para empresas que não tinham a capacidade financeira para agregar design aos seus produtos. Isto foi uma forma de envolver o design na política de um país. Bom exemplo, não?
Bom, aqui na H.Stern, design é a alma de tudo! Por isso, indicamos a exposição:
Rio + Design – De 14 a 30 de Setembro de 2011
Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/n
Praça XV, Centro, Rio de Janeiro
Segunda a sábado, das 10h às 17h
Domingos e feriados, 12h às 17h
Entrada franca