As cenas mais hilárias da novela global Fina Estampa provavelmente incluem a participação de Crodoaldo Valério. E os melhores momentos de Crô, o divertido personagem de Marcelo Serrado, são quando ele contracena com a protagonista Tereza Cristina (Cristiane Torloni), você há de convir! A devoção exacerbada, a adoração sem limites, os trejeitos e, sobretudo, as expresões usadas por Crô para se dirigir à patroa provocam riso fácil nos telespectadores. Pitonísia de Tebas, Filha de Osíris, Cleópatra, Nefertiti… todos carregados da idolatria que cerca mulheres poderosas da história da humanidade. Pois um dos “apelidos” preferidos do mordomo é o título de Divina Ísis – a deusa da mitologia Egípcia que, diz a lenda, era amiga dos escravos e dos oprimidos. Não por acaso, a deusa de Crô o chama de “slave”, escravo em inglês!
Mas a verdade é que nos últimos capítulos da novela das 21h, Tereza Cristina encarnou mesmo outra figura mitológica, a deusa Íris, da Grécia. Para destilar seu veneno contra a rival Griselda (Lilia Cabral), na reabertura do restaurante Brasileiríssimo, ela investiu em um básico vestido preto deixando o brilho por conta de um set de joias digno das deusas: brincos, anel e colar de ouro amarelo recobertos de diamantes. Tudo da coleção Íris H.Stern, inspirada na beleza do mar e na lenda da deusa que se movia com leveza nas profundezas dos Oceanos.
***
***
***
***
Ísis, Íris…. tanto faz. Fato é que Tereza Cristina é, sem dúvida, a grande deusa da novela, ainda que nada generosa. E Crô é o escravo mais charmoso e engraçado dos últimos tempos, não é?
>>> Por AdoroJoias