Na última temporada de desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2011, pude notar algumas tendências em termos de calçados. Uma que me chamou bastante atenção foi a presença do sapato Oxford. Vocês devem estar pensando que eu sou maluca: como este sapato foi parar no verão? Bem, ele veio do inverno e segue forte na próxima estação.
Nos desfiles de Simone Nunes e Amapô, pude perceber a presença deles, em cores claras, com materiais leves, aberturas e recortes. No desfile da Amapô, ele apareceu nas cores branco e preto. No desfile de Simone Nunes, a cor branca prevaleceu. E sempre sem salto. Não que o salto não seja possível.
O Oxford é um sapato de amarrar, de bico quadrado ou redondo. Seu nome é originário da Universidade de Oxford, quando os homens começaram a usar este tipo de calçado. Conquistou respeito rapidamente tanto na Europa como nos Estados Unidos por ser um sapato masculino prático e elegante.
Ganhou o guarda-roupa feminino no fim do século XIX, quando as mulheres o adotaram para praticar esportes. Na década de 1920, a peça surgiu tambpem com saltos grossos e quadrados, o que os tornou mais femininos. Mais uma peça que a mulher pegou “emprestada” do guarda-roupa do homem e deu supercerto.
Ele se tornou famoso quando Amelia Earhart e Marlene Dietrich começaram a usar. Esta última ainda o usou com peças do vestuário masculino como cartola e calças de alfaiataria.
Como usá-lo? Ele é muito versátil, você pode usar com vestidos leves e informais, shorts, bermudas e calças compridas. Já vou providenciar um para mim, pois ele pode ser usado tanto no verão e ainda estendê-lo para o inverno.
Fotos: Claudir Segura
>>>Renata Ruiz