Vamos falar de um item que tem a cara do verão e desse sol quentíssimo que está nos queimando? O chapéu Panamá, além de ser um acessório bem bacana, tem uma longa história. Sua origem foi no Equador, ao contrário do que achávamos, e seu nome derivou-se da construção do Canal do Panamá. Durante as obras, os engenheiros e operários norte-americanos usaram bastante o chapéu pra se proteger do sol escaldante dos Trópicos. Até o presidente Theodore Roosevelt usou um ao visitar o local, em 1906. Por isto a peça recebeu este nome.
Leve, ele tornou-se um item indispensável no verão. Além de proteger do sol, deixa o look muito charmoso. Fiquei tão inspirada que acabei até criando um look para a MaxMara usando este item:
O panamá é um chapéu de cor clara, feito da palha da planta Carloduvica palmata, encontrado no Equador e nos países vizinhos. O autêntico pode ser dobrado ao meio e enrolado para ser levado ao bolso, sem qualquer dano. Você pode fazer isto (somente com o original) devido à elasticidade e resistência das fibras utilizadas na trama. E esta característica é que mostra a qualidade e autencidade do produto.
Há várias imitações, algumas grosseira e outras nem tanto. Você encontra em lojas, inclusive na 25 de Março, modelos de diversas cores, tons e tamanhos. Criei alguns looks para você se inspirar. E também pra se acostumar, já que pouca gente tem o costume de usar chapéu fora da praia.
Veja como fica com cores básicas em um modelo simples:
♦♦♦
Um modelo um pouco mais sofisticado para você usar com um vestido estampado:
>>>Por: Renata Ruiz